Dados do Trabalho


TÍTULO

A VISAO DE ESTUDANTES DE MEDICINA ACERCA DO USO UM MODELO DE COLECISTECTOMIA LAPAROSCOPICA

OBJETIVO

O aprendizado cirúrgico apresenta-se como um processo extenso e complexo, exigindo experiência prática, a fim de se alcançar proficiência nas habilidades cirúrgicas. Historicamente,os métodos de aprendizado na Cirurgia avançaram, por diversas fases.Atualmente, uso de modelos sintéticos, especialmente voltados a novas tecnologias, como os laparoscópicos, tem ganho espaço.A colecistectomia representa o principal procedimento cirúrgico realizado pela via laparoscópica. Essa abordagem se tornou uma grande ferramenta na gama terapêutica cirúrgica moderna, resultando em menor trauma tecidual, recuperação acelerada, menor tempo de incapacidade laboral e dor no pós operatório reduzida. Visto que a simulação é uma técnica educacional que permite recriar um cenário clínico do mundo real, um modelo de colecistectomia videolaparoscópica pode familiarizar estudantes com tecnologias que já prevalecem em grande parte dos procedimentos e fazem parte do conhecimento geral da prática cirúrgica.

MÉTODO

Estudo transversal e quantitativo realizado com 33 alunos escolhidos aleatoriamente entre o 2º ao 5º semestre do curso de Medicina na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Todos os alunos possuíam conhecimento anatômico básico acerca das estruturas abdominais necessárias para a atividade e foram instruídos por membros da liga, já familiarizados com o modelo. Em um modelo de colecistectomia laparoscópica criado pelos estudantes da Liga de Cirurgia Geral, os participantes realizaram a identificação da artéria cística, isolaram-a e a puxaram com fio agulhado, de acordo com o check-list proposto. Após a atividade os estudantes responderam a um questionário sobre o modelo e suas características, viabilidade e praticidade.

RESULTADOS

Dos 33 alunos que responderam ao questionário. Considerando que 75,8% dos participantes declararam nenhum contado com videolaparoscopia, 87,9% deles concordam totalmente com o modelo apresentar estruturas anatômicas decentes, e permite uma boa compreensão do procedimento. Ainda neste contexto, 30 dos alunos concordaram, em diferentes níveis, que o projeto é uma forma fidedigna de reproduzir o procedimento. O modelo também recebeu boas avaliações quanto a simulação do movimento das pinças, onde 81,8% concordam totalmente. Questões estéticas do simulador, seu nível de iluminação e ergonomia do modelo seguiram o padrão de boas críticas, onde, pelo menos, 75,8% dos alunos os classificaram como satisfatórios na representação da cirurgia. Por fim, 90,9% acredita que é adequado repetir o modelo em cursos futuros.

CONCLUSÕES

Diante da importância do domínio de habilidades em técnicas cirúrgicas, o desenvolvimento de modelos de baixo custo, como o de colecistectomia videolaparoscópica, constitui-se uma ferramenta viável durante a graduação médica. Dessa maneira, foi constatado por alunos, a utilidade do modelo como facilitador no aprendizado, fato que ressalta a importância da confecção de simuladores para a formação médica.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

Unifor - Ceará - Brasil

Autores

Maximilian Pinho Schwermann, Afonso Nonato Goes Fernandes, Túlio Timbó Arruda, Matheus Jorge Pires Viana, Thaís Barroso Vieira Costa, Douglas Marques Ferreira de Lima, Heron Kairo Sabóia Sant’Anna Lima, Francisco Julimar Correia de Menezes