Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO DE PREVALENCIA DOS FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS DISPEPTICAS EM POPULAÇAO NA CIDADE DE CUIABA/MT

OBJETIVO

A síndrome dispéptica é definida como a presença de dor, de característica persistente e recorrente, associado a desconforto, ou não, localizado na região central e\ou superior abdominal (epigastralgia). Entre as principais patologias que apresentam tais manifestações, destacam-se: Doença do Refluxo Gastro-esofágico; Úlcera péptica gastroduodenal e a dispepsia funcional.
Para o diagnóstico de dispepsia, o consenso de ROMA IV, reforçou a importância de considerar os sintomas relatados pelo paciente, principalmente no que tange ao diagnóstico da dispepsia funcional.
Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a prevalência de fatores de risco associados a síndrome dispéptica em uma população da cidade de Cuiabá - Mato Grosso.

MÉTODO

Foram selecionados aleatoriamente cinquenta indivíduos entrevistados em unidade de saúde, por meio de um questionário que abordou características sócio-demográficas, escolaridade, ocupação; questões relacionadas aos hábitos alimentares: consumo de bebidas gaseificadas e cafeinadas, ingestão de líquidos juntamente com as refeições, tempo destinado às principais refeições diárias, bem como horário da última refeição. Além disso, a população estudada, foi indagada em relação ao uso de AINEs e automedicação, nível de estresse diário e atividade física regular. Por último, o questionário indagou a respeito consumo de alimentos industrializados e sintomas digestivos, nos quais o entrevistado poderia assinalar os correspondentes sintomas apresentados.

RESULTADOS

A faixa etária predominante foi de 30-40 anos. IMC entre 18-24 correspondeu a 40% da amostra. Os sintomas mais citados foram: pirose (33%), epigastralgia (29%), plenitude pós-prandial (28%), seguido de regurgitação (18%) e náuseas (15%). Cerca de 36% da amostra, fizeram uso de AINES, sendo 39% afirmando uso maior que 5x na semana. O nível de estresse diário, foi referido por 42% dos participantes. Ao investigar sobre o consumo de café, 68% afirmaram que fazem o uso e 32% negam a ingesta do mesmo. No que tange à frequência de estresse, 24% sentem-se estressados frequentemente e 18% declaram estresse acima do normal. Constata-se predominância de consumo de massas, em seguida de frituras, sucos, molhos prontos. Nota-se elevado uso de alimentos ricos em carboidratos, produtos industrializados contendo excesso de sódio e conservantes. Em relação ao número de refeições, evidenciou-se que 52% dos entrevistados realizam até 3 vezes ao dia. E 64% dos mesmos, levam somente 20 minutos para ingerir as principais refeições do dia.

CONCLUSÕES

Por meio deste trabalho, pode-se alcançar resultados significativos e que corroboram com a literatura atual no que tange aos fatores de risco relacionados com a Síndrome Dispéptica. Todavia, o tabagismo e o etilismo, fatores de risco elencados nas renomadas referências, teve menor incidência na população estudada quando comparadas à literatura atual. Espera-se que, com este trabalho, haja mudança de hábitos de vida na população local abordada nesta pesquisa.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

Universidade Federal de Mato Grosso - Mato Grosso - Brasil

Autores

Karoline Aparecida Janones, Lucas Ítalo Muniz Santos