Dados do Trabalho


TÍTULO

AS ABORDAGENS DE EMERGENCIA NA SINDROME COMPARTIMENTAL ABDOMINAL

OBJETIVO

abordar as causas e os desdobramentos da Síndrome Compartimental Abdominal (SCA) no âmbito da emergência.

MÉTODO

Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, com buscas nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Bireme. Foram definidos 2 descritores: SCA e emergência. A partir deles, foram encontrados 28 trabalhos. Definiu-se como critério de exclusão os trabalhos anteriores a 2014, concomitantemente, adotou-se como critério de inclusão a relevância temática. Logo, essa revisão é composta por 13 artigos.

RESULTADOS

A SCA é o resultado de um processo pelo qual o inchaço maciço intersticial no abdômen ou o rápido desenvolvimento de uma lesão de preenchimento do espaço no abdômen, como ascite ou hematoma, leva a uma pressão patologicamente aumentada, 20‐25 mmHg. Isso resulta na chamada Hipertensão Intra-Abdominal (HIA), a qual caracteriza-se pela pressão intra-abdominal aumentada acima de 12 mmHg, causando diminuição da perfusão dos rins e vísceras abdominais e possíveis dificuldades com a ventilação e a manutenção do débito cardíaco. Sem tratamento, mais de 90% dos casos levam à morte e, de acordo com os últimos relatos, apesar de todas as medidas de tratamento, a taxa de mortalidade é relatada entre 25 e 75%. Assim seu reconhecimento precoce é de grande importância nas rodadas diárias em unidades de terapia intensiva cirúrgica (UTI's). A HIA e a SCA são diagnósticos raros, mas potencialmente mórbidos. O índice clínico de suspeita para esses distúrbios deve ser levantado após reanimação massiva, reconstrução/lesão da parede abdominal e naqueles com distúrbios de ocupação do espaço no abdome. O padrão ouro para o diagnóstico envolve a medição da pressão da bexiga, com uma pressão superior a 12 mmHg, sendo consistente com o HIA e superior a 25 mmHg, sendo consistente com a SCA. A laparotomia descompressiva é uma terapia definitiva, mas a paracentese, retirada de líquido orgânico por meio de punção, pode ser igualmente terapêutica em pacientes adequadamente selecionados. Para um desfecho com sucesso, faz-se necessário o fechamento precoce do abdome em até 7 dias, pois a falha no procedimento aumentará a morbidade, a mortalidade e a formação de fístulas. Caso não tratada, a SCA pode levar à falência de órgãos multissistêmicos e à morte.

CONCLUSÕES

A SCA é uma condição médica perigosa que requer diagnóstico e tratamento rápidos, podendo resultar em complicações significativas se não for adequadamente diagnosticada e tratada. A consciência do profissional clínico de emergência, responsável pelo atendimento da ocorrência, e o conhecimento acerca da síndrome são vitais para a conduta adequada. Tendo em vista que, apesar dos esforços, a mortalidade de pacientes com SCA ainda permanece alta. A educação clínica permanente e os ensaios cirúrgicos são necessários para melhorar o resultado de pacientes cirúrgicos gravemente doentes em tais circunstâncias.

Área

PAREDE ABDOMINAL

Instituições

UniEVANGÉLICA - Goiás - Brasil

Autores

NAIZA MURIELLY PEREIRA BORGES, GUILHERME NASSIF CORREA, YAGO JOSÉ FAGUNDES FREITAS, GERALDO SANTANA XAVIER NUNES NETO, VITÓRIA MARITZZI COSTA MENDONÇA, ANA LAURA CARVALHO ALMEIDA, NATHÁLIA ALMEIDA FRANÇA, JALSI TACON ARRUDA