Dados do Trabalho


TÍTULO

DIVERTICULITE COMPLICADA POR FISTULA SIGMOIDOVESICAL: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A divertiulose é uma patologia caracterizada por herniações da mucosa e submucosa colônica através da camada muscular. Estima-se que 20% dos pacientes afetados pela diverticulose evoluirão com diverticulite no decorrer da vida, podendo ser classificada como complicada ou não complicada. Entre as complicações, a fístula colovesical surge como sendo incomum. Portanto, o presente relato pretende rememorar a patologia objetivando simultaneamente revisar cientificamente o caso.

RELATO DE CASO

R. C. B. , sexo masculino , 69 anos, com antecedentes de Hipertensão Arterial, procura a Unidade de Pronto Atendimento com história prévia de ITU queixando-se de dor em abdome inferior e pelve, em pontada, de forte intensidade, sem horário específico que piora ao urinar, concomitante à lombalgia direita e esquerda, associada a pneumatúria, sem fecalúria ou outros sintomas miccionais. Paciente encaminhado para internação em hospital de referência, submetido a tratamento clínico com analgesia e antibioticoterapia recebendo alta no 9º DIH com melhora do quadro. Dois meses após o ocorrido retorna ao serviço de Urgência queixando-se de piora dos sintomas, sendo conduzido para internação. Em análise laboratorial, apresentava anemia (hemoglobina de 9,6g/dL), leucocitose de 12.520/mm3, com neutrofilia de 9.766/mm3. O EAS revelou leucocitúria (17.000/ml). Realizou USG de aparelho urinário que constatou leve hidronefrose à direita, massa adjacente à esclarecer em mesma topografia, litíase vesical e área ecogênica no interior da bexiga. Solicitada RNM da pelve que diagnosticou diverticulite no cólon sigmóide proximal com alterações peridiverticulares comprometendo a porção superior esquerda da bexiga contendo pequena quantidade de gás em decorrência de possível fístula sigmoidovesical. A colonoscopia confirmou a presença de divertículos em cólon esquerdo e presença de orifício fistuloso em sigmoide. Admitido eletivamente para cirúrgica, paciente submetido a correção de fístula vesicoenteral, drenagem de cavidade, ureterolitotomia e reimplante uretral direito.

DISCUSSÃO

A diverticulite surge a partir da inflamação aguda dos divertículos por diversos mecanismos. Pode manifestar-se na forma não-complicada (75% casos) ou ainda na forma complicada através de fístulas (2% dos casos), destas as mais comuns são as colovesicais (23 a 65% dos casos). O presente caso trata-se de uma diverticulite complicada com fístula sigmoidovesical, a abordagem etiológica e diagnóstica se mostrou fundamental no processo até o tratamento cirúrgico definitivo. Optou-se por uma abordagem conjunta multidisciplinar entre cirurgia geral e urologia, a fim de chegar-se na terapêutica adequada.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

UNITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

Camila Fecury Cerqueira, Lucas Oliveira Cunha, Pedro Vasques Rodrigues Cotini, Gabriel Miranda Bezerra, Amanda Karine Santos Firmo, Paulo Henrique Dias de Moraes, Moacir de Sousa Lima, Patrícia Alves Mangueira