Dados do Trabalho


TÍTULO

PREV.DA FORMAÇÃO DE ADERÊNCIA À TELA DE POLIPROPILENO POR REVEST.DE COLÁGENO:ESTUDO CONTROLADO RANDOMIZADO EM MODELO DE REPARO DE HÉRNIA VENTRAL EM RATOS:REVISÃO DO TRABALHO PUBLICADO PELO Dr M RIET.

OBJETIVO

Esse trabalho foi publicado na revista Surg Endosc (2004) por Riet, M., Burger, JWA, Bonthuis, F. et al., e já com 42 citações dada a relevância do tema. Como faz parte de nossa linha de pesquisa de interesse, encaminhamos ao Congresso para um melhor debate do assunto. No reparo por hérnia incisional laparoscópica com tela intraperitoneal, existe preocupação quanto ao desenvolvimento de aderências entre o intestino e a tela, predispondo à obstrução intestinal e fístulas enterocutâneas. O objetivo deste estudo foi avaliar se a adição de um revestimento de colágeno no lado visceral de uma tela de polipropileno pode impedir a formação de aderência à tela.

MÉTODO

Em 58 ratos, foi criado um defeito na parede abdominal muscular e uma tela foi fixada intraperitonealmente para cobrir o defeito. Os ratos foram divididos em dois grupos; malha de polipropileno (grupo controle) e tela de polipropileno com revestimento de colágeno (malha Parieten). Sete e 30 dias de pós-operatório, aderências e quantidade e força de incorporação de malha foram avaliados. A cicatrização de feridas foi estudada por microscopia.

RESULTADOS

Com a tela de Parieten, a superfície da tela coberta por aderências foi reduzida após 30 dias (42% vs 69%, p = 0,01), mas a taxa de infecção aumentou após 7 (p = 0,001) e 30 dias (p = 0,03) para o grupo de polipropileno sem infecções de malha. Se animais com infecção de malha fossem excluídos da análise, a superfície da tela coberta por aderências foi reduzida após 7 dias (21% vs 76%, p = 0,02), bem como após 30 dias (21 vs 69%, p <0,001). A porcentagem de incorporação de malha foi comparável em ambos os grupos. A resistência à tração média da incorporação da tela após 30 dias foi maior com a malha de Parieten.

CONCLUSÕES

Embora a malha de Parieten revestida tenha sido mais suscetível à infecção de malha no modelo atual, uma redução significativa da formação de aderências ainda foi observada com a tela de Parieten após 30 dias, com incorporação de malha comparável na parede abdominal.

Área

PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Faminas BH - Minas Gerais - Brasil

Autores

Wilson Santana Silva Júnior, Cirênio Almeida Barbosa, Ronald Soares dos Santos, Weber Chaves Moreira, Adéblio José da Cunha, Thales Alves de Souza, Tuian Santiago Cerqueira, Thais Oliveira Dupin