Dados do Trabalho


TÍTULO

INCIDÊNCIA DE ÓBITOS POR DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO E A RELAÇAO COM OS FATORES EPIDEMIOLOGICOS NO TOCANTINS ENTRE 2010 A 2016

OBJETIVO

: Identificar o perfil de mortalidade dos pacientes com Neoplasia Esofágica no estado do Tocantins, entre os anos 2010 a 2016.

MÉTODO

O estudo trata-se de uma pesquisa retrospectiva-descritiva desenvolvida a partir de consulta ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), além de artigos de revisões do site Scielo. Foram analisadas as taxas de óbitos por Residência, segundo categoria Capitulo CID-10 e os critérios utilizados foram: sexo, faixa etária, escolaridade, região de saúde (CIR), estado civil.

RESULTADOS

No estado do Tocantins foram identificados 2.453 óbitos por doenças do aparelho digestivo. Dessas, 1.583 (64,53%) eram do sexo masculino e 870 (35,46%) eram do sexo feminino, faixa etária de maior incidência é de 70 a 79 anos com 490 (19,97%), quanto a escolaridade eram aqueles que não tinha nenhuma escolaridade com 753 pacientes (30,69%), estado civil de maior incidência eram os solteiros com 828 (33,75%) e a região de saúde com maior predominância de patologias de doenças do aparelho digestivo é o 17001 médio norte Araguaia com 545 (22,21%).

CONCLUSÕES

: Conclui-se que a mortalidade por Doenças do aparelho digestivo apresentou significativa relação com os fatores sociodemográficos, sendo de grande vália identificar esses fatores para poder fazer um melhor direcionamento das ações dos profissionais de saúde e na busca de estratégias que serão ajustadas de acordo com cada paciente. O estudo apresentou limitações visto que a fonte de dados (SIH/SUS) registra somente informações realizadas no sistema publico de saúde. Ressalta-se, o papel da educação como estratégia para reduzir os óbitos, além de propor ações de cuidados e autocuidado e mudanças nos hábitos de vida.

Área

ESTÔMAGO E DUODENO

Instituições

UNIVERSIDADE DE GURUPI - Tocantins - Brasil

Autores

BRENDA CAROLINE SILVEIRA DIAS, Walmirton Bezerra D’Alessandro, Manuela Bandeira da Silva Filha, Caroline Barros Figueira, Cristiane Chaves Campos, Sara de Freitas Romão