Dados do Trabalho


TÍTULO

EFETIVIDADE, DESENHO E APLICAÇAO DE UM SIMULADOR PORTATIL DE BAIXO CUSTO PARA A CIRURGIA DE VIDEOS EM 3D

OBJETIVO

O aprendizado de habilidades procedimentais é essencial para o treinamento do cirurgião e é adquirido com a prática contínua. Para isso, os simuladores têm se destacado por salvaguardar os pacientes dos riscos inerentes aos procedimentos realizados pelos médicos que ainda estão em curva de aprendizado.
Os simuladores de vídeo-cirurgia seguem a constante evolução das tecnologias cirúrgicas, dentre esses avanços, mostra os benefícios da cirurgia tridimensional que, embora mais cara, resulta em benefícios para o paciente. Essa tecnologia utilizada no treinamento pode otimizar a curva de aprendizado e o manuseio correto dos instrumentos cirúrgicos.
No entanto, sua implementação é limitada por questões técnicas e financeiras. Além disso, após pesquisas nas principais bases de dados científicas, não encontramos manuscritos descrevendo simuladores de baixo custo para vídeo-cirurgia 3D além do proposto por nossa equipe. Portanto, o objetivo deste trabalho foi demonstrar a eficácia e aplicação do simulador portátil e de baixo custo para o treinamento em vídeo-cirurgia 3D.

MÉTODO

O simulador foi projetado em formato de uma caixa após testes das medidas mais ergométricas e pode ser construído a partir de diversos materiais. Escolhemos o acrílico por causa de seu baixo custo, peso e transparência, permitindo a visualização por um observador externo. O dispositivo permite o acoplamento dos óculos de realidade virtual. Com um smartphone é possível baixar gratuitamente o aplicativo VR One AR © que gera imagens 3D obtidas através de uma câmera em tempo real. No simulador, pode-se utilizar muitas atividades para o treinamento de habilidades laparoscópicas. Após aprovação no comitê de ética, o simulador foi testado por 21 médicos, sendo 8 residentes de cirurgia e 13 cirurgiões, todos responderam uma escala Likert de 5 pontos.

RESULTADOS

Quando questionamos a cerca se o simulador provou ser ergonomicamente confortável para a atividade proposta, obtivemos uma média 4 de 5, com P=0,374. Acerca da capacidade de reprodução da terceira dimensão, os residentes responderam com uma média 5 e os cirurgiões com média 4, com P= 0,025. Quando questionamos acerca da adequação para realização de movimentos com as pinças obtivemos uma média 4 de ambos os grupos, com P=0,301. Quando questionamos se o campo visual permitia a execução das tarefas obtivemos uma média 4 dos residentes e 4,5 dos cirurgiões, com P=0,414. Acerca da qualidade dos materiais do simulador, obtivemos média de resposta 5 dos residentes e 4 dos cirurgiões , com P=0,574. Quanto a reprodutibilidade do simulador, obtivemos respostas com média 5 dos residentes e 4,5 dos cirurgiões, com P=0,210. Por fim, foi questionado se o simulador pode ser usado para treinamento de cirurgia de vídeo 3D, obtivemos uma nota média de 4 tanto dos residentes quanto dos cirurgiões, com P=0,268.

CONCLUSÕES

O simulador de baixo custo de Laparoscopia 3D pode ser desenvolvido e aplicado para treinamento de habilidades e adequação visual para simulação tridimensional.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

Unifor - Ceará - Brasil

Autores

Carlos Magno Queiroz da Cunha, Douglas Marques Ferreira de Lima, Victor Andrade de Araújo, Francisco Julimar Correia de Menezes, Maximilian Pinho Schwermann, Túlio Timbó Arruda, Rodrigo Teófilo Parente Prado, Heron Kairo Sabóia Sant’Anna Lima