Dados do Trabalho


TÍTULO

LIPOMA GIGANTE EM REGIAO CERVICAL: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Os lipomas são neoplasias benignas originadas do tecido adiposo. Clinicamente são lesões nodulares, encapsuladas ou não, limitados a 2 cm, mas podendo atingir dimensões maiores, os chamados lipomas gigantes. Costumam ser indolores, mas a depender da localização podem desencadear sintomas relacionados a compressão de órgãos e estruturas vizinhas.
A Síndrome de Madelung é um dos principais diagnósticos diferenciais, sendo caracterizada por aparecimento de volumosas massas de tecido adiposo, principalmente na região cervical, cintura escapular e região dorsal.
No presente trabalho, objetiva-se relatar o caso de um paciente com lipoma em região cervical, o qual apresentou clinica semelhante à síndrome de Madelung.

RELATO DE CASO

G.N.S, masculino, 52 anos, residente em Anápolis-GO. Em consulta realizada em 2017, relata massa localizada no terço inferior facial direito, se estendendo até metade posterior da região cervical, associado à disfagia, dispneia e mudança no timbre da voz. Nega dor e quaisquer outros sinais e sintomas associados. Relata ser ex-tabagista, não etilista e sedentário. Ao exame físico, a massa possui consistência elástica, indolor à palpação, e provoca cifose visível na coluna cervical.
Uma TC cervical de 2017 evidenciou uma neoplasia lipomatosa de baixa agressividade. Foi indicado tratamento cirúrgico para exérese do tumor. Em 2018, uma nova TC evidenciou volumosa lesão expansiva e não infiltrativa com atenuação de gordura no espaço carotídeo direito, se estendendo para os espaços retrofaríngeo e laterofaríngeo ipsilaterais, com efeito compressivo, determinando deslocamento dos vasos carotídeos e lateral da veia jugular interna, com colabamento da mesma e redução da coluna aérea orofaríngea.
Em 20/02/2019 foi submetido a uma cervicotomia exploradora e ressecção de volumoso lipoma, de 769 g e 15 cm, na região parafaríngea e no espaço retrofaríngeo direito. Houve preservação dos nervos hipoglosso, glossofaríngeo e vago ipsilaterais. Pós-operatório com uso de dreno de sucção, evoluiu sem intercorrências.

DISCUSSÃO

Tem-se um caso de tumor lipomatoso de localização incomum (cérvico-mediastinal). A localização e a extensão implicaram em uma clínica distinta dos casos comuns, tornando o diagnóstico difícil. Diante da clínica apresentada o diagnóstico diferencial é a Lipomatose Simétrica Múltipla (LSM), ou Síndrome de Madelung, caracterizada pelos sinais e sintomas apresentados pelo paciente: cifose da coluna vertebral, disfagia, dispneia, alteração de voz e massa expansiva em região cervical.
Os exames de imagem demonstraram que a causa das alterações era um lipoma gigante. Assim, o quadro clínico resultava da compressão feita pela massa do tumor em estruturas adjacentes, excluindo a forma infiltrativa, caracterizando-o com potencial oncológico clínico agressivo, pois mesmo não sendo metastatizante, comprimia estruturas vitais do mesmo.
O tratamento preconizado é cirúrgico, com exérese de melhor prognóstico pois garante remoção total do lipoma, que é encapsulado.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA - Goiás - Brasil

Autores

André Maurício Ferrari Beltrão, Rhaissa Alvarenga de Toledo, Camila Fortaleza Jurca, Carolina Vieira Miranda, César Augusto Gastaldon Rios, Elizy Felipe de Franco, Eloiza Ferreira Mathias, Felipe Carrijo Montella