Dados do Trabalho


TÍTULO

CÉLULAS-TRONCO DERIVADAS DO TECIDO ADIPOSO APRIMORAM O REPARO DA MALHA BIOPROTÉTICA DAS HÉRNIAS VENTRAIS: REVISÃO DO TRABALHO PUBLICADO PELO Dr ANDREW ALTMAN

OBJETIVO

Esse trabalho foi publicado na Revista Journal of the American Society of Plastic Surgeons pelo Dr. Altman, Andrew, ainda sem métricas de citações, dada a relevância do tema. Como faz parte de nossa linha de pesquisa de interesse, encaminhamos ao Congresso para um melhor debate do assunto Introdução: A tela de bioprótese usada para reparo de hérnia ventral é incorporada na borda musculofascial por infiltração e vascularização celular. As células-tronco derivadas do tecido adiposo promovem o reparo e a vascularização tecidual e podem aumentar a taxa ou o grau de incorporação tecidual. Os autores hipotetizaram que a introdução destas células em malha bioprotética resultaria no enxerto e proliferação de células-tronco derivadas do tecido adiposo e aumentaria a incorporação da tela protética.

MÉTODO

Células-tronco derivadas de tecido adiposo foram isoladas do tecido adiposo subcutâneo de ratos Brown Norway singênicos, expandidas in vitro e marcadas com proteína verde fluorescente. Trinta e seis ratos adicionais foram submetidos a reparo de hérnia ventral inlay com matriz dérmica acelular porcina. Dois grupos de 12 ratos tiveram as células (1,0 x 10 6) injetadas diretamente na interface da matriz dérmica musculofascial / porcino após o reparo ou receberam matriz dérmica acelular porcina na qual as células tinham sido pré-testadas; o grupo controle de 12 ratos não recebeu células-tronco.

RESULTADOS

Com 2 semanas, as células-tronco derivadas do tecido adiposo em ambos os grupos de células-tronco enxertaram, sobreviveram, migraram e proliferaram. A infiltração celular média na matriz dérmica acelular porcina na interface musculofascial / enxerto foi significativamente maior nos grupos de células-tronco pré-implantadas e injetadas do que no grupo controle. A infiltração vascular média da matriz dérmica acelular porcina foi significativamente maior em ambos os grupos de células-tronco do que no grupo controle.

CONCLUSÕES

Células-tronco derivadas de tecido adiposo presente e injetadas, migram, proliferam e aumentam a vascularização de enxertos de matriz dérmica porcina acelular na interface musculofascial / enxerto. Estas células podem assim aumentar a incorporação de matriz dérmica acelular porcina na parede abdominal após o reparo de hérnias ventrais.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

Faminas BH - Minas Gerais - Brasil

Autores

Wilson Santana Silva Júnior, Cirênio Almeida Barbosa, Ronald Soares dos Santos, Weber Chaves Moreira, Adéblio José da Cunha, Thales Alves de Souza, Tuian Santiago Cerqueira, Thais Oliveira Dupin