Dados do Trabalho
TÍTULO
HERNIA DIAFRAGMATICA ESPONTANEA EM PACIENTE PREVIAMENTE HIGIDO
INTRODUÇÃO
A hérnia diafragmática consiste na passagem de parte do conteúdo abdominal para o interior da cavidade torácica através de um defeito no diafragma. Os principais sinais e sintomas detectados nos quadros de hérnia diafragmática encarcerada são representados por desconforto abdominal ou precordial pós-alimentares, sangramento gastrintestinal, dispneia em menor percentagem de casos, podendo também ocorrer quadro de abdome agudo obstrutivo secundariamente a volvo ou por volumosa passagem de estruturas intestinais para a cavidade torácica, sem volvo, porém com estagnação do trânsito intestinal. A indicação cirúrgica deverá ocorrer tão logo seja feito o diagnóstico, para que possam ser evitadas complicações graves, como sepse, empiema e aspiração.
RELATO DE CASO
LMF, masculino, 40 anos, apresenta dor abdominal há 4 meses, com intensificação há 8 dias, além de constipação intestinal há 8 dias, associado a vômitos, astenia e hiporexia. Apresenta eliminação de flatos. HPP: cirurgia na bacia há 11 anos com ressecção tumoral; nega comorbidades. Prescrita dieta zero e passagem de sonda nasogástrica, com saída de conteúdo entérico de grande monta. Foram realizadas radiografias, que evidenciaram hérnia diafragmática à esquerda com insinuação de alças intestinais no hemitórax esquerdo. Nega história de trauma recente. Optado por abordagem cirúrgica videolaparoscópica com diagnóstico pré-operatório de abdome agudo obstrutivo e hérnia diafragmática. No Inventário da cavidade: presença de alças de cólon em anel herniário de aproximadamente 7cm, sem lesões em alças. Procedida redução total do conteúdo herniário em cúpula diafragmática esquerda, sutura diafragmática e drenagem torácica à esquerda. Paciente evolui bem em pós-operatório, sendo retirado dreno de tórax no terceiro dia pós-operatório (DPO), e recebe alta hospitalar no 4ºDPO, com retorno ambulatorial agendado.
DISCUSSÃO
O caso acima relatado consiste em hérnia diafragmática de origem espontânea, evoluindo com abdome agudo obstrutivo. A ruptura espontânea do diafragma é quadro raro, e geralmente é decorrente do aumento da pressão transdiafragmática. O orifício diafragmático possivelmente aumenta de acordo com o tempo e com as mudanças nas pressões intra abdominais e da cavidade torácica, o que resulta em progressiva herniação de vísceras abdominais para a cavidade torácica. No caso relatado, não houve histórico de trauma recente nem tampouco sintomas mais antigos, sugerindo que uma hérnia diafragmática de origem espontânea tenha sido a causa.
Área
URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS
Instituições
Instituto Hospital de Base do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil
Autores
Victor Barroso Camilo Cunha Ataíde, Mariana França Bandeira de Melo, Luciano Delgado de Olival, Huri Brito Pogue, Eduardo Lenza Silva, Arthur Barroso Vidal Vilarinho, Davi Farias Pereira, Ana Paula de Goes Louly Bustamante