Dados do Trabalho


TÍTULO

AS LESOES POR PRESSAO NUMA ENFERMARIA DE CLINICA MEDICA NUM HOSPITAL DA GRANDE SAO PAULO

OBJETIVO

Geral :Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes que desenvolveram lesões por pressão internados numa enfermaria clínica ;
Específicos: Identificar os fatores de risco e os métodos preventivos das lesões por pressão executados pela equipe de enfermagem;
Destacar os principais tipos de curativos empregados como tratamentos das lesões por Pressão.
A relevância do estudo consiste na preocupação dos autores em identificar os fatores de risco envolvendo os pacientes internados na enfermaria hospitalar,elevando os indicadores de morbidade e mortalidade nos pacientes acometidos pelas lesões por pressão,pelo aumento do período de internação e principalmente com o agravamento das doenças de base dos pacientes acometidos. Como Cirurgião Plástico atuar não somente nos procedimentos reparatórios,mas na prevenção das enfermidades.

MÉTODO

Pesquisa descritiva quantitativa,pela análise dos prontuários dos pacientes internados no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2018,que desenvolveram lesões por pressão no período de internação.Realizar uma estratificação demográfica e social e biológica dos pacientes vulneráveis.
Critérios de Inclusão: pacientes de ambos os sexos que desenvolveram lesões por pressão durante o período internado;
Critérios de exclusão:pacientes que não desenvolveram lesões por pressão durante o período internado
Critérios de não inclusão: pacientes que já apresentavam alguma lesão por pressão no momento da admissão;

RESULTADOS

Foram analisados 650 prontuários com identificação de 100 pacientes que desenvolveram lesões por pressão,sendo destes 60 do sexo masculino e 40 do sexo feminino.A faixa etária variou de 18 a 90 anos,com média de 70 anos. As principais patologias relacionadas foram as neurológicas (AVEs),seguidas pelas cárdio vasculares,metabólicas e ortopédicas.Os fatores de risco envolvidos foram Imobilismo,Incontinência e Intelecto (demências).
Os curativos mais utilizados foram os Hidrocolóides e Alginatos,seguidos pela Kollagenase,independente do estágio classificatório das lesões.
As orientações descritas pela equipe de enfermagem consistiram em mudanças de decúbito e banhos e trocas de fraldas.

CONCLUSÕES

É necessário instituição de um protocolo de prevenção de lesões por pressão,pois sistematiza e identifica os pacientes mais susceptíveis e vulneráveis ao desenvolvimento das lesões por pressão,facilita a adoção das medidas preventivas,envolvendo toda a equipe de saúde.Os principais métodos de tratamento das lesões consistiram nos curativos com hidrocolóides e alginato e pomadas á base de kollagenases.
Os principais pacientes acometidos foram os idosos e acometidos por doenças neurológicas -AVEs-,e com múltiplas doenças caracterizando a síndrome da fragilidade do idoso.
as áreas de maior acometimento foram a sacral e trocantéricas,seguidas do calcâneo e occipital.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

Clinica Instituto Amazônia de Saúde e Bem Estar - São Paulo - Brasil

Autores

Madson Douglas Ribeiro Sousa, Lia Sousa Rocha, Leonardo Sousa Rocha