Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOMEN AGUDO OBSTRUTIVO POR HERNIA DIAFRAGMATICA CONGENITA TARDIA: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

As Hérnias Diafragmáticas Congênitas(HDC) constituem uma apresentação infrequente, mas potencialmente grave, de obstrução intestinal no paciente adulto. Neste, a presença de uma HDC é de aproximadamente 1:133.000 e está muito associada à apresentação em anos posteriores de vida. Relatamos o caso de uma paciente de 39 anos com quadro de abdômen agudo obstrutivo ocasionado por hérnia diafragmática não traumática manifestada tardiamente.

RELATO DE CASO

Paciente, sexo feminino, 39 anos, deu entrada na emergência com queixa de dor intensa em abdômen inferior associada à parada de eliminação de fezes e flatos, náuseas e episódios de vômitos biliosos com 4 dias de evolução. Negava febre, queixas respiratórias aliadas, comorbidades e história de trauma. Ao exame físico, apresentava murmúrio vesicular, com ruídos hidroaéreos nas proximidades da transição tóraco-abdominal esquerda, abdômen semi-globoso, levemente distendido, doloroso à descompressão brusca em todo o andar inferior, hipertimpânico, ausência de massas palpáveis ou vísceromegalias e toque retal sem alterações. Diante disso, foram solicitados Raio-X de tórax em PA e abdômen em Ortostase, sugerindo imagem de hérnia diafragmática. Prosseguiu-se a investigação com tomografia computadorizada contrastada de abdômen que evidenciou hérnia em terço anterior do diafragma esquerdo, com conteúdo intestinal e mesentérico herniado e encarcerado na base anterior do respectivo hemitórax, além de moderada distensão hidroaérea à montante do colo transverso, hemicólon direito e alças delgadas. Logo, a paciente foi submetida à laparotomia exploradora de urgência, sendo no intra-operatório observado colo herniário de cerca de 2cm em hemidiafragma esquerdo posterior, alça colônica íntegra e pequena lesão na serosada flexura esplênica. Feito o manejo cuidadoso das alças para cavidade abdominal, frenorrafia, colocação de dreno de tórax à esquerda com evolução clínica satisfatória no pós-operatório.

DISCUSSÃO

A hérnia diafragmática congênita(HDC) é uma anormalidade rara caracterizada pela formação incompleta do diafragma durante a embriogênese, permitindo que o conteúdo abdominal se torne herniário no tórax e gere efeito de massa sobre o pulmão. Cinco a 10% das HDC podem ter apresentação tardia. A maioria dos pacientes é assintomática ou apresenta sinais e sintomas inespecíficos, dificultando o seu pronto diagnóstico, sobretudo, na urgência. Quando os sintomas se tornam progressivos num episódio de dor e desconforto, é muito provável que haja encarceramento de alguma víscera, podendo evoluir para quadro de abdome agudo. O achado radiológico mais comum relatado é a opacidade do hemitórax, aliada ao deslocamento do mediastino para o lado contralateral. Dadas as potenciais complicações da HDC de apresentação tardia(encarceramento, estrangulamento de vísceras herniadas ou até morte súbita), preconiza-se o tratamento cirúrgico logo que possível, incluindo a redução da hérnia, drenagem pleural e reparação do defeito diafragmático.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Universidade Federal do Cariri - Ceará - Brasil

Autores

Jacquelinny Lopes de Macêdo, Thaís Abreu Luedy, Mondeyv Freitas Pascoal, Ítalo Ferreira dos Santos