Dados do Trabalho


TÍTULO

ABORDAGEM CIRURGICA NO CA DE ENDOMETRIO

OBJETIVO

Analisar a conduta cirúrgica no tratamento do carcinoma endometrial de acordo com as evidências acerca das técnicas disponíveis.

MÉTODO

O método utilizado foi pesquisa em periódicos científicos, disponíveis na Biblioteca Virtual da Saúde-bvs, sciELO e na sciencedirect.

RESULTADOS

A modalidade primária para o tratamento do câncer de endométrio é a abordagem cirúrgico convencional com histerectomia extrafascial com anexectomia bilateral associada ou não à linfadenectomia pélvica. Apresentando como sequência a incisão longitudinal extensa ou transversa ampla tipo Maylard, colheita de lavado para citologia oncótica peritoneal (CO), inventário da cavidade abdominal com palpação dos linfonodos pélvicos e para-aórticos, histerectomia total (HT), salpingo-oforectomia bilateral (SOB), e em alguns casos, biópsia do omento. Entretanto, nos últimos anos, há um interesse maior na laparoscopia como abordagem. Esta, comparada a laparotomia, apresenta vantagens como: menor incisão, melhor visibilidade do campo operatório, menor perda sanguínea, menor dor no pós-operatório, maior rapidez na recuperação pós-operatória com menor tempo de internação e retorno mais rápido às atividades habituais, sem as limitações cirúrgicas para pacientes obesas e idosas. A segurança e eficácia dos dois métodos têm sido estudadas e demonstradas que não apresentam diferenças significativas quanto à sobrevida global e número de recorrências em estágio inicial, já que em pacientes portadoras de carcinoma endometrial em estádio avançado, raramente são candidatas à cirurgia.

CONCLUSÕES

Mesmo diante do fato da abordagem laparoscópica não ser a cirurgia de padrão para o tratamento do carcinoma endometrial, quando realizada por profissionais capacitados, demonstra ser alternativa segura e eficaz para o tratamento de carcinoma endometrial em estádio inicial, sem comprometer a radicalidade oncológica necessária.

Área

GINECOLOGIA

Instituições

Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil

Autores

Fernanda Melo Oliveira, Diandra Alcântara Jordão, Letícia Lima Oliveira, Maria Eduarda Freitas Melo, Maria Eduarda Fragoso Calado Barbosa, Yanka Maria Leite Santos, Bianca Sampaio Tavares, Alexandre José Calado Barbosa