Dados do Trabalho


TÍTULO

DISSECÇAO ESPONTANEA DE CORONARIA NO ULTIMO TRIMESTRE DE GESTAÇAO

INTRODUÇÃO

Dissecção Espontânea de Coronária (DEC) é a separação não traumática e não iatrogênica das camadas que compõem a parede arterial, podendo ocorrer entre as camadas íntima e média e as camadas média e adventícia. A etiologia é desconhecida e multifatorial. Sua associação com o período gestacional tem sido postulada. Mudanças hormonais na gravidez podem alterar as fibras elásticas, comprometendo a síntese do colágeno e mucopolissacarídeos, resultando no enfraquecimento da camada média. Um quarto dos Infartos Agudos do Miocárdio no ciclo gravídico-puerperal é atribuído à DEC pelas alterações citadas.

RELATO DE CASO

Paciente caucasiana, 38 anos, gênero feminino, secundípara, idade gestacional de 36 semanas, procurou atendimento médico na cardiologia de um hospital particular de Brasília em decorrência de quadro de dor torácica típica há 3 dias, de intensidade 9/10, associada a taquidispneia e piora clínica em 24 horas de evolução. O ECG à admissão demonstrou supradesnivelamento de ST em parede anterior e AVR. Foram realizadas medidas iniciais para Síndrome Coronariana Aguda e a paciente foi encaminhada ao serviço de hemodinâmica em caráter emergencial, com oclusão aguda do tronco da coronária esquerda em sua porção distal, sem circulação colateral; e em seguida foi conduzida à UTI e a equipe de cirurgia cardíaca foi acionada. Foi realizada cirurgia cesariana, que transcorreu sem intercorrências, e em seguida a paciente foi submetida ao procedimento cardíaco com implante de enxertos cirúrgicos venosos dirigidos para a descendente anterior e circunflexa, além da contenção da dissecção da aorta proximal com fita de bandagem. A paciente evoluiu bem, com sinais e sintomas de Insuficiência Cardíaca Congestiva e boa resposta terapêutica. Encontra-se atualmente em classe funcional NYHA I.

DISCUSSÃO

Alterações fisiológicas na gravidez devem ser consideradas quando se discutem os mecanismos relacionados à DEC. Acredita-se que a progesterona e o estrogênio estejam envolvidos na etiopatogenia, levando a um estado protrombótico. O enfraquecimento da parede arterial aumenta o risco de dissecção coronária e a associação a um estado de hipercoagulabilidade eleva o risco da formação da falsa luz e trombos. Estudos da década de 80 mostraram incidência de morte súbita por DEC no periparto de 28% e mortalidade hospitalar de 48,8%. Ito et al. revisaram 23 casos de DEC periparto em 2011 sendo 7 no período puerperal com sobrevivência à hospitalização. Sheikh e O’Sullivan compilaram 118 casos de DEC no periparto entre 1952 e 2010. Desses, 77% foram no período pós-parto (entre 2 e 90 dias), a média de idade foi de 32 anos e de partos de 1,08. Referem falta de consenso no tratamento adequado da fase aguda, porém observam sobrevida em comparação às revisões iniciais. Mais dados sobre a DEC no ciclo gravídico-puerperal fazem-se necessários, para melhor compreensão da incidência, características demográficas, achados diagnósticos, tratamento na fase aguda e sua evolução a longo prazo.

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

UNICEPLAC - Distrito Federal - Brasil

Autores

Wenderval Borges Carvalho Júnior, Patrícia Brito de Almeida Borges, Beatriz Montenegro Oliveira, Caio Teles Batista