Dados do Trabalho


TÍTULO

TUMORAÇAO EM OLHO DIREITO: RELATO DE CASO DE MELANOMA OCULAR

INTRODUÇÃO

Os melanomas oculares surgem em 95% dos casos do trato uveal incluindo íris, corpo ciliar e coróide, já o restante ocorre na conjuntiva e mais raramente na órbita. Quando localizados na úvea, podem surgir de qualquer parte dessa, ou seja, íris, corpo ciliar e coróide – sendo a maioria da coroide. Os fatores de risco incluem olhos claros e propensão a queimaduras solares, nevo cutâneo e da íris, exposição à luz ultravioleta e melanocitose ocular ou oculodérmica. Os melanomas uveais freqüentemente apresentam sintomas, sendo descobertos em um exame oftalmológico de rotina. Aproximadamente metade dos pacientes apresentará sintomas visuais, como flashes, moscas volantes ou defeitos no campo visual. A confirmação do diagnóstico após a suspeição clínica pode ser realizada de diversas formas por exames de imagem, como ultra-som, tomografia de coerência óptica e angiografia com fluoresceína. Os principais diagnósticos diferenciais do melanoma ocular uveal são o nevo uveal e metástase de cânceres primários de pulmão e mama. O tratamento local para o melanoma uveal primário é eficaz na prevenção de recidiva local em mais de 95% dos casos, mas até 50% dos pacientes estão em risco de doença metastática. Esse trabalho tem como objetivo mostrar um caso de melanoma ocular, uma vez que há grande importância na prática clínica para ser realizado o diagnóstico diferencial e a identificação o mais precoce possível para que se diminua pacientes com tumorações avançadas como neste trabalho.

RELATO DE CASO

A.P.S., feminina, 72 anos
HAS
Hipertireoidismo
Depressão
Tabagista
Paciente apresentava dor ocular direita há cerca de 12 meses, porém há 4 meses houve piora dor, amaurose e tumoração com exoftalmia parcial.
Ao exame físico observou-se tumoração ocular à direita com grande distorção anatômica de tal órgão
Tomografia crânio: Tumoração ocular aparentemente restrita ao globo ocular.
Nesse sentido, após alguns dias a paciente foi submetida enucleação ocular à direita com envio da peça cirúrgica para análise pelo patologista. Então, no anatomopatológico, o resultado foi de melanoma ocular possivelmente úveal avançado com estadiamento pT3a pNX.
Com base na conclusão do laudo, paciente foi encaminhada a oncologia clínica para seguimento e possível terapêutica complementar.

DISCUSSÃO

O manejo do melanoma uveal primário é baseado em diversos fatores, como o tamanho e localização do tumor, presença de extensão extraocular, potencial visual, idade e preferência do paciente e presença ou ausência de metástases. Dessa forma, as terapias disponíveis vão desde a observação, radioterapia e outras técnicas não invasivas até a retirada completa com cirurgia. No caso acima, foi realizada a cirurgia do tipo enucleação. Foi optado por tal tratamento em função da dor ocular e desconforto da paciente, apesar de estudos retrospectivos como o Colloborative Ocular Melanoma Study (COMS) mostrarem que não há aumento da sobrevida em relação a radioterapia.


Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

Centro Universitário FAG/ CEONC - Paraná - Brasil

Autores

Cláudia Fernanda Camini, Marcelini Paiva Martins, Rene Augusto Weirich, Henrique Augusto Spies Adamy, Silvia Casanova Baldissera, Flávio Luise Bressan