Dados do Trabalho


TÍTULO

CONVERSAO DE GASTRECTOMIA VERTICAL (SLEEVE) PARA MGB-OAGB (BYPASS DE UMA UNICA ANASTOMOSE) COMO CIRURGIA REVISIONAL APOS FALHA OU RECIDIVA DO DIABETES TIPO 2 (T2DM).

OBJETIVO

A gastrectomia vertical laparoscópica demonstrou ser eficaz, em resultados de curto prazo, para o tratamento do diabetes tipo 2, com mortalidade extremamente baixa e morbidade aceitável. No entanto, a remissão completa a longo prazo e a "cura" do DM2 ocorrem com pouca frequência. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos metabólicos a longo prazo (> 10 anos) da cirurgia revisional de conversão gastrectomia vertical para MGB após falha ou recidiva do DM2, remissão pós-operatória inicial. Nós avaliamos uma remissão do diabetes a longo prazo (definida como um nível de glicose no sangue em jejum <100 mg / dL, uma HbA1c <6 mg / dL, sem o uso de medicamentos antidiabéticos) e recidiva, após cirurgia revisional.

MÉTODO

Dados de 64 pacientes submetidos à cirurgia de revisão de gastrectomia vertical para MGB-OAGB e com obesidade com falha ou recidiva do DM2 após SLEEVE em um único centro durante 2005 a 2010 e tiveram pelo menos 8 anos de acompanhamento, foram avaliados.

RESULTADOS

Haviam 55 mulheres (86%), com uma média de idade de 46 ± 7 anos (intervalo 27-54) com um índice de massa corporal médio de 43 ± 14 kg / m2 (intervalo 39-52). A hemoglobina glicada pré-operatória global foi de 8,4 ± 1,8% (intervalo 6,8-14,2); em 14 pacientes (22%) apresentaram níveis de hemoglobina glicada ≥10%. Oito pacientes (12,5%) necessitaram apenas de insulina, 5 (7,8%) estavam em uso de medicamentos antidiabéticos orais e insulina, e os 45 pacientes restantes (80%) estavam tomando apenas medicamentos antidiabéticos orais. O controle glicêmico a longo prazo (HbA1c <7%) foi observado em 52% dos pacientes, remissão da diabetes em 16%, remissão completa (HbA1c <6% de medicamentos) em 19% e "cura" (remissão completa contínua para ≥5 anos) foi alcançado em 13%. Recorrência de longo prazo do DM2 após a remissão inicial ocorreu em 8%. Em pacientes com recidiva do DM2 (5), 80% mantiveram o controle glicêmico (HbA1c <7%).

CONCLUSÕES

MGB-OAGB como uma cirurgia revisional de SLEEVE pode melhorar significativamente a remissão a longo prazo, remissão completa e "cura" do DMT2 com recidiva muito baixa.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

Leonardo Emilio Da Silva, Claudemiro Quireze Jr., Esther Oliveira Santos, Graziele Filomena Rabello, Marcos Oliveira Resende, Nadya Alves Sousa Guimarães, Ludmilla Silva Batista, Alex Bessa