Dados do Trabalho


TÍTULO

HIDROCELE ENCISTADA DO CANAL DE NUCK: ENSAIO PICTORICO E REVISAO DA LITERATURA

INTRODUÇÃO

A hidrocele encistada do canal de Nuck (HECN) constitui formação cística observada na região inguinal, de apresentação rara, presente em pacientes do sexo feminino. Origina-se da não obliteração do peritônio parietal, que se evagina junto ao ligamento redondo através do canal inguinal. O canal de Nuck representa condição homóloga ao processo vaginal no sexo masculino.

RELATO DE CASO

Será apresentada uma série de casos de pacientes do sexo feminino, de faixa etária diversa, coletados dos autores, em que o objetivo é demonstrar os aspectos radiológicos de diferentes métodos de imagem no diagnóstico da hidrocele encistada do canal de Nuck.

DISCUSSÃO

A HECN inclui-se no diagnóstico diferencial das massas inguinais na mulher, raramente suspeitada apenas em bases clínicas e por vezes apresentando-se como achado incidental de exame radiológico. Outros diagnósticos diferenciais de massas inguinais na mulher incluem as hérnias femorais, linfonodomegalias e tumores originados de partes moles. O diagnóstico por imagem é simples diante da sua natureza cística da lesão e do seu aspecto típico nos métodos de imagem apresentados. Eventualmente podem ocorrer complicações, em geral de natureza inflamatória/infecciosa.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Escola Paulista de Medicina - São Paulo - Brasil

Autores

Amanda Ferreira Furian, Rodrigo Mendes, David Carlos Shigueoka, José Eduardo M Santos, Ramiro Colleoni