Dados do Trabalho


TÍTULO

IMPLANTAÇAO DO SISTEMA DE ENSINO TEAM BASED LEARNING (TBL) EM HABILIDADES CIRURGICAS NO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITARIO TIRADENTES ALAGOAS

OBJETIVO

Demonstrar o ensino de Habilidades Cirúrgicas no sistema Team Based Learning (TBL).

MÉTODO

A metodologia ativa estilo TBL é focada no trabalho em equipe, podendo ser aplicada a turmas com grandes números de discentes sem impacto negativo na aprendizagem significativa. O estudo trata-se de um relato de experiência da implantação do sistema de ensino TBL na matéria Habilidades Cirúrgicas em turma de graduação de Medicina. Iniciou-se em Agosto de 2017 e perdura até a atual turma em curso, ofertando a disciplina a um total 296 alunos. O estudo sobre cirurgia fora desenvolvida para dois semestres: um primeiro mais geral, com debates e discussões acerca de temas base (ex. história da cirurgia e do conhecimento do âmbito cirúrgico, pré-operatório, treino de suturas e nós, infecções de sítio cirúrgico); e um segundo composto por aulas com temas mais especializados, teórico-práticos, que perpassam por avaliação anestésica e intubação, acessos venosos (periféricos e centrais) até técnicas cirúrgicas, como colecistectomias e apendicectomias, em modelos sintético (simuladores) e animal (miniporcos).

RESULTADOS

A partir de agosto de 2017, a primeira turma do curso iniciou o modulo I da disciplina. O sistema TBL promove que os discentes, orientados por um docente cirurgião, possam ser provedores do conhecimento. Durante a aplicação da técnica divisão da turma em equipes, aprofundando o conhecimento prévio estudado sobre a temática referente a aula. Há certa dificuldade inicial, que vão ganhando confiança ao passar das semanas. Tanto em aulas teóricas como nas práticas, tais grupos trabalham em equipe para chegar a um entendimento do assunto, de modo que, por serem provedores do conhecimento, podem trazer curiosidades acerca do tema. Além disso permite a integração da turma, aprofundamento do assunto já que todos partem de uma linha base inicial, utilização de diferentes recursos de ensino (Mentimeter, Google Classroom, entre outros).

CONCLUSÕES

O amplo número de erros de acadêmicos, frente a procedimentos cirúrgicos demanda um sistema de ensino que coloque o aluno em constante prática e estímulo com a matéria. Com este intuito, o TBL na disciplina de Habilidades Cirúrgicas detém destacada importância por preparar o acadêmico a trabalhar em equipe, ter liderança frente a diversas situações e tirar maior proveito de temáticas que envolvam procedimentos operatórios.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - Alagoas - Brasil

Autores

KASSIELE MENEZES SILVA, IAGO MOURA AGUIAR, ANA CAROLINA PASTL PONTES