Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO - CORREÇAO DE HERNIA RECIDIVADA EM PACIENTE COM MULTIPLAS ABORDAGENS, UTILIZANDO A TECNICA LAPAROSCOPICA DE IPOM

INTRODUÇÃO

Este vídeo tem por objetivo ilustrar a correção de uma hérnia em fossa iliaca direita, cujo procedimento original foi uma apendicectomia aberta, que evoluiu com abscesso abdominal, hérnia incisional e duas recidivas dessa hérnia.

MRW, masculino, 60 anos, natural e procedente de Blumenau/SC. Ex-tabagista; Etilista social; diabetes mellitus II.
Realizada apendicectomia aberta no dia 15/09/2012, apêndice com áreas de necrose e grande quantidade de pus na cavidade. Apresenta boa evolução pós-operatória. Retorna no 14º PO com dor abdominal, vômitos, leucograma 17 000 com desvio. Realizada drenagem de coleção (visualizada em USG). No 5º PO, desta abordagem, paciente evolui com fístula entérica evidenciada pela saída de fezes pelos drenos, optado por tratamento conservador, com fechamento, alta no 16º PO.
Três meses após a primeira abordagem, paciente volta ao PS com distensão abdominal associada a coleção intraabdominal evidenciada em USG, realizada drenagem cirúrgica.
Em março de 2013 paciente apresenta hérnia incisional, corrigida pela técnica aberta com tela de polipropileno.
Em janeiro de 2014 paciente evolui com recidiva da hérnia incisional, sendo realizada rafia e plicatura da aponeurose, optada pela troca da tela de polipropileno.
Em novembro de 2018, paciente apresenta nova recidiva da hérnia incisional, optada desta vez pela abordagem videolaparoscopica intraabdominal. Identificado 4 anéis herniários em parede abdominal, realizado lise de aderências e reduzido conteúdo herniário para cavidade, sem sinais de sofrimento de alça. Identificado loja de abscesso, o qual drenou para cavidade abdominal. Após redução de conteúdo herniário, realizada incisão sob cicatriz e fechamento de anéis herniários com prolene 2-0. Optado por laparoscopia em 2º tempo.
Em janeiro de 2019 realizado fechamento do defeito herniario em definitivo pela técnica de IPOM (Intraperitoneal Onlay Mesh), com tela Sepramesh e fixação da tela com grampeador CapSure.

DESCRIÇÃO DO VÍDEO

Cirurgia de correção de hérnia incisional em fossa ilíaca direita, com várias aderências devido aos procedimentos prévio, optado por utilizar tela Sepramesh, posicionada e fixada com grampeador CapSure.

CONCLUSÃO

Este trabalho tem o objetivo de mostrar o reparo de uma hérnia recidivada três vezes em um paciente pós operatório tardio de apendicectomia (complicada com grande quantidade de pus). Utilizado tela Sepramesh e fixação da tela com grampeador CapSure.

Área

PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil

Autores

JOAO AUGUSTO DOS REIS GUERRA, Leonardo Getulio Piovesan, Raquel Bittencourt Catto, Joao Victor Mendes , Ana Carolina Fleig, Thayla Bicheri, Pedro de Abreu Trauczynski , João Francisco Petry