Dados do Trabalho
TÍTULO
TITULO: RELATO DE DOIS CASOS DE LIPOSSARCOMA TEMA: COLOPROCTOLOGIA / ESTOMAGO / INTESTINO DELGADO FORMA DE APRESENTAÇAO: POSTER - RELATO DE DOIS CASOS AUTORES: SERGIO MARIANO ZUAZO; PEDRO VICTOR GOMES OLIVEIRA; RAFAEL GOBBATO BRANDAO CAVALCANTI; ANDREA P
INTRODUÇÃO
O lipossarcoma é uma neoplasia maligna rara do tecido adiposo. Pouco mais de 1/3 dos lipossarcomas se encontra na cavidade abdominal e, devido à lenta taxa de crescimento e poucos sinais clínicos, podem se tornar tumores volumosos, levando a complicações locais e à invasão da cavidade pélvica ou torácica. A ressecção cirúrgica completa ainda é o tratamento mais efetivo. Contudo, a taxa de recidiva é superior a 70%, sendo a causa mais comum de mortalidade nesses pacientes. Nessa série de casos, avaliamos 2 pacientes, cada um representando uma característica dos lipossarcomas de cavidade abdominal.
RELATO DE CASO
A.F.F, 70 anos, masculino, sem comorbidades, admitido no centro de pronto atendimento do hospital universitário de Brasília, com queixa de dor em hipocôndrio direito, associado a dispnéia, febre vespertina e perda ponderal de 10 kg nos últimos 6 meses. Tomografias computadorizadas de tórax e abdome evidenciavam: lesão expansiva sólida gordurosa em epigastro, localizada anterior ao estômago e superior ao cólon transverso, e componente que insinua-se pelo hiato esofágico para a cavidade torácica. O componente intra abdominal mede 22x12x18cm e o intra torácico 10x7x10cm. Realizada laparotomia exploradora, esternotomia e cervicotomia para retirada de lipossarcoma. No 12o dia pós operatório (DPO), foi reabordado quadro de fístula duodenal, corrigido com sutura e jejunostomia. Evoluiu mal no pós operatório em UTI, com sepse e insuficiência renal aguda, falecendo no 42o DPO.
G.F.R, 52 anos, masculino, sem comorbidades prévias. Em 2013, após quadro de dor abdominal e massa palpável, foi submetido a cirurgia para exérese de uma lesão retroperitoneal em hipocôndrio esquerdo. Exame anatomopatológico da lesão a identificou como lipossarcoma bem diferenciado. Desde então, foram necessárias 4 reabordagens cirúrgicas devido a recidivas. Associadas às exéreses das lesões, foram necessárias a realização de uma pancreatectomia distal e esplenectomia, devido ao acometimento dessas estruturas pelo lipossarcoma. O paciente se encontra assintomático desde o primeiro procedimento e evoluiu bem durante as operações e nos pós operatórios.
DISCUSSÃO
O Lipossarcoma intra-abdominal é uma doença maligna, e apresenta um comportamento deletério à homeostase dos pacientes por ela acometidos. Este trabalho pôde evidenciar aspectos importantes para o entendimento desta patologia, como: crescimento, recidiva e invasão compartimental. Entende-se - com isso - que essas 3 marcas complicam o manejo dos pacientes, podendo acarretar em desdobramentos outros além exérese da massa tumoral isolada. Uma investigação diagnóstica assertiva para melhor abordagem de cada caso se faz necessária, a fim de tratar a doença de base e controlar os sintomas, proporcionando qualidade de vida ao paciente.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
Hospital Universitário de Brasília - Distrito Federal - Brasil
Autores
Sérgio Mariano Zuazo, Rafael Gobbato Bandão Cavalcanti, Pedro Victor Gomes Oliveira, Andrea Pedrosa Ribeiro Alves, Gustavo de Sousa Arantes Ferreira, Ana Virgínia Ferreira Figueira, Adriano Pamplona Torres, Larissa Machado e Silva Gomide