Dados do Trabalho


TÍTULO

COLECTOMIA TOTAL E ILEOSTOMIA EM PACIENTE ADULTO COM INTUSSUSCEPÇÃO POR NEOPLASIA COLORRETAL: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A intussuscepção intestinal é definida pela invaginação de um segmento do intestino proximal para lúmen do segmento intestinal adjacente, comumente encontrado em crianças e raramente ocorrendo em adultos (<5%). Em qualquer faixa etária ocorre mais comumente no intestino delgado, sendo caráter maligno mais comum no adulto. O diagnóstico precoce é difícil em virtude da sintomatologia abdominal inespecífica, sendo que poucos casos se apresentam com a tríade clássica de vômitos, dor abdominal e sangramento retal.

RELATO DE CASO

D.F.S., 45 anos, masculino, pardo, natural de João Pessoa - PB, morador de rua, deu entrada no Pronto-Socorro do Complexo Hospitalar Mangabeira Tarcisio Burity (CHMTB), com queixa de dor abdominal difusa há dois dias, associado a náuseas, vômitos e diarréia mucossanguinolenta. Antecedentes de etilismo e tabagismo crônico. Amputação pós trauma de membro inferior direito há 5 anos. Ao exame físico: estado geral regular, lúcido e orientado, acianótico, anictérico, afebril, eupneico, corado, desidratado. Aparelho cardiorrespiratório sem alterações, abdome semi-globoso, distendido, doloroso a palpação profunda, sem sinais de irritação peritoneal. Presença de massa palpável em quadrante inferior esquerdo, ruídos hidroaéreos normoativos. Ao toque retal com sangue em dedo de luva. Exames laboratoriais demonstraram discreta hiponatremia e hipocalemia e tomografia computadorizada de abdome evidenciava um sinal radiológico “em alvo”, indicativo de intussuscepção colorretal. Por fim, o paciente foi submetido à laparotomia exploratória que teve como achado um tumor de ceco invaginado até a parte superior do reto. Foi optado por realização de colectomia total e ileostomia terminal. Paciente evoluiu sem intercorrências, com melhora progressiva, recebendo alta por volta do 6 dia de pós-operatório com orientações sobre seu retorno.

DISCUSSÃO

Frente as séries atuais, em média 90% dos pacientes adultos existe uma causa anatômica ou patológica subjacente há intussuscepção; ficando às lesões do segmento distal do intestino mais comum acometimento; o caso abordado refere-se a porção colorretal, o que fala a favor de etiologia maligna. No padrão de achados do caso, a dor abdominal predomina como o sintoma mais comum, seguido de inespecíficos fezes mucossanguinolentas (ou hematoquezia) e náuseas, respeitando a tríade clássica dos intercorrentes. Ao exame de imagem gastrointestinal contrastado ou ultrassonográfico é possível visualização do clássico “sinal do alvo/mola em espiral”, o qual embora não seja patognomônico é um critério forte indutivo ao diagnóstico, corroborando com a clínica do paciente. Em relação ao tratamento, embora ainda dubitável na literatura, instituiu-se a ressecção cirúrgica, seguindo os protocolos da cirurgia oncológica, levando em pauta ser lesão patológica provavelmente maligna, tornando-se ineficiente redução prévia, devido chance de disseminação tumoral intralumial/venosa durante manipulação.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

FAMENE - Paraíba - Brasil

Autores

JOAQUIM LUCAS VASCONCELOS LIMA DOS SANTOS, DRIELLY NUNES RIBEIRO, RONNEY ALVES BRAGA DOS SANTOS, JOÃO PEREIRA DE ASSIS NETO, Naially Nunes RIBEIRO, KERGINALDO GONDIM DOS SANTOS FILHO, Adriano Dias TRAJANO