Dados do Trabalho


TÍTULO

Complicações pós-operatórias do bypass gástrico em Y de Roux

OBJETIVO

Descrever complicações pós-operatórias do bypass gástrico em Y de Roux.

MÉTODO

Estudo de coorte descritiva, realizado em um hospital particular de Porto Alegre - Rio Grande do Sul. Foram selecionados todos os pacientes submetidos a bypass gástrico em Y de Roux por via laparoscópica desde janeiro de 2013 até dezembro de 2018. Os dados foram coletados através do prontuário, avaliando o histórico do paciente até a alta.

RESULTADOS

Foram analisados 823 pacientes. A incidência de complicações precoces foi de 1,21%, das quais 50% foram pneumonia, 20% hemorragia gástricas, 20% torção de alça e 10% embolia. Já incidência de complicações tardias foi de 19,8%, sendo as principais complicações colelitíase com 73,6% e distúrbios metabólicos/ nutricionais com 17,8%. Observa-se assim um baixo índice de complicações precoces e tardias em comparação com a literatura, mas a frequência relativa de colelitíase, nas complicações tardias, foi maior do que encontrado na literatura, possivelmente, devido a um viés de seleção, pois os pacientes poderiam já serem portadores de colelitíase antes da cirurgia bariátrica. Como possíveis causas para o sucesso da maioria das cirurgia destaca-se a boa consulta pré-operatória e preparação dos pacientes, equipe cirúrgica treinada, uso da mesma técnica cirúrgica em todos os pacientes, bom acompanhamento no pós-operatório pelas equipes cirúrgica e clínica (atenção a sinais de alarme, prevenção de trombose venosa profunda, controle rigoroso da dieta) e seguimento rigoroso no pós-operatório pela equipe multidisciplinar (cirurgião, clínico, psicólogo e nutricionista). Em relação aos sinais e sintomas precoces, foram principalmente dor peridreno (9,7%), dor abdominal (8,2%) e náusea e/ou vômito (3%) e os sinais e sintomas tardios foram principalmente diarreia (1,2%), vômito (0,7%), disfagia (0,7%) e dor abdominal (0,6%). Valendo ressaltar que estes são os resultados esperados de qualquer procedimento cirúrgico abdominal.

CONCLUSÕES

O baixo índice de complicações pós-operatórias, sugere que o bypass gástrico em Y de Roux é alternativa sólida e segura para pacientes elegíveis. Os dados obtidos no estudo permitem também ressaltar à importância da equipe multidisciplinar em cirurgia bariátrica bem como do treino e aperfeiçoamento constante em cirurgia, diminuindo os riscos de desfechos desfavoráveis.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Hospital Ernesto Dornelles - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

João Gabriel Mello Ramos, Kevin Verdin Phillips, Carlos Miguel Ferreira e Pires Pereira, Luiza Rossi Pettinelli, Alexandre Deves, Tuany Oliveira Dornelles, Leonardo Castilho, Lucas Nascimento Dos Santos