Dados do Trabalho


TÍTULO

MODELO DE RESIDENCIA MEDICA EM CIRURGIA GERAL BASEADA EM EPA

OBJETIVO

Apresentar o modelo de Residência Médica em Cirurgia Geral baseado em EPA (Entrusted Professional Activities- Atividades Profissionais Confiáveis) instituído na Santa Casa de Belo Horizonte para a turma que inciou o programa em março de 2019.

MÉTODO

A Residência Médica em Cirurgia Geral na Santa Casa de Belo Horizonte foi reformulada baseada na nova Matriz de Competências do Programa de 3 anos aprovado pelo MEC. Essa Matriz descreve as atribuições que o Cirurgião Geral deve ter, porém de forma genérica, sem explicitar cada atividade. Na reformulação do programa foi utilizada a metodologia de EPA (Entrusted Professional Activities- Atividades Profissionais Confiáveis). Ela descreve a atividade de forma detalhada,suas atribuições, forma de conseguir o conhecimentos e define os domínios de competência: Expertise técnica, comunicação, responsabilidade social, gestão e liderança, profissionalismo e autogestão do aprendizado.

RESULTADOS

Foram definidas 4 EPAs por trimestre, ou seja, 12 EPAs por ano de residência.Elas foram definidas baseadas na Matriz de Competências do Programa de Residência Médica do MEC. A cada trimestre, o residente deve ser avaliado pelo preceptor atribuindo o nível alcançado (de 1 a 5), sendo 1 ou 2 insuficiente, 3 ainda necessário supervisão, e desejável que atinja nível 4 ou 5. Caso no trimestre definido para a EPA o residente não atinja o nível adequado, os preceptores terão esta informação e poderão atuar para que o conhecimento seja alcançado, ainda no trimestre seguinte. A cultura de autogerir o conhecimento e a realização de atualização e reciclagem fazem parte do método em todas as suas fases.

CONCLUSÕES

Essa metodologia é nova no Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral e deve promover uma definição mais explícita do conhecimento a ser alcançado. Como a avaliação é realizada em intervalos curtos (a cada 3 meses), permite que a evolução do Residente seja acompanhada mais de perto, e caso necessário, uma intervenção no ensino seja tomada mais prontamente.
Além disso, o método consiste também de gerar uma cultura da autogestão do aprendizado com a atualização e reciclagem de forma sistemática.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Eduardo Nacur Silva, Rosa Malena Delbone, Gabriela Lazarini