Dados do Trabalho


TÍTULO

PNEUMOPERITÔNIO IDIOPÁTICO: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O pneumoperitônio idiopático é uma entidade rara, visto que não tem um mecanismo de fisiopatologia aparente para correção via laparotomia exploradora, tornando essa entidade de investigação e tratamento fora do previsto.

RELATO DE CASO

Paciente feminino, 74 anos, caucasiano, encaminhado da Unidade de Pronto Atendimento a um hospital referência de Curitiba para investigação de pneumoperitônio à radiografia, com quadro de dor em abdominal há 7 dias, acompanhado de náuseas e vômitos, com parada de eliminações de fezes nos últimos 5 dias. De história pregressa havia histórico de colecistectomia há 40 anos, hipertensão arterial sistêmica e hipotireoidismo, fazendo uso de enalapril, hidroclorotiazida e levotiroxina. Apresentava abdome globoso, ruídos hidroaéreos diminuídos, sinal de Jobert positivo, sem dor a palpação ou sinais de irritação peritoneal. Considerando o exame físico inocente, hemodinâmica estável e radiografia evidenciando pneumoperitônio foi considerado Tomografia Computadorizada, que evidenciou volumoso pneumoperitônio em andar superior de abdome e ausência de líquido livre. Foi então realizado laparotomia exploradora para investigação e tratamento, em que após inspeção da cavidade abdominal foram verificadas todas as vísceras ocas não encontrando nenhuma evidência de perfuração bem como de processos inflamatórios adjacentes, não havia áreas de bloqueio e o mesentério se encontrava íntegro. Foi realizado a palpação e inspeção de vísceras parenquimatosas, as quais se encontravam íntegras. No primeiro dia de pós-operatório o paciente apresentou boa evolução clínica, sem sinais de descompensação hemodinâmica, com boa aceitação de dieta e eliminações fisiológicas preservadas. Nos dias subsequentes de pós-operatório manteve-se estável, recebendo alta no terceiro dia de pós-operatório. O paciente retornou ao ambulatório com 15 dias e com 30 dias de pós-operatório, estável e sem nenhuma queixa, recebendo alta ambulatorial.

DISCUSSÃO

O pneumoperitônio é resultado da perfuração de vísceras ocas em grande parte dos casos. Na literatura, raros são os casos de pneumoperitôneo sem causa aparente. A faixa etária da ocorrência de pneumoperitônio idiopático é bastante variável, visto que, não há causa aparente nos casos relatados para possíveis investigações. O pneumoperitôneo torna-se radiologicamente evidente quando a quantidade e ar no abdômen oscila entre 30-90cm32. Quando a quantidade de ar na cavidade abdominal se aproxima de 1 litro, torna-se visível o Sinal de Rigler. Encontra-se comumente dor a palpação abdominal e Sinal de Jobert. Enquanto a laparotomia exploradora é inevitável na presença de sinais de peritonite, um tratamento conservador pode ser proposto quando não há sintomas de irritação abdominal e sintomas graves, foi optado por laparotomia exploradora no presente caso para investigação de perfuração de vísceras ocas visto que a evolução do caso era desfavorável.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO MACKENZIE DE CURITIBA - Paraná - Brasil

Autores

GUILHERME FERRARINI FURLAN, EDILAINE APARECIDA ORCHEL, RAFAEL RODRIGUES SPINOLA BARBOSA, GUILHERME DIAS FRANZEN, ALEXANDRE PINA RODRIGUES ISLEB, IAN FONSECA BORTOLO, IGOR LUNA PEIXOTO, CARLOS ROBERTO NAUGEL JUNIOR