Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO NAO INVASIVA DE FIBROSE HEPATICA EM OBESOS GRAVES SUBMETIDOS A CIRURGIA BARIATRICA

OBJETIVO

Constituíram objetivos desta investigação: avaliar o desempenho diagnóstico dos escores Forns, NFS, BARD, APRI, FIB-4 e da elastometria hepática pelo método ARFI na detecção de fibrose em pacientes com obesidade e doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), candidatos à cirurgia bariátrica.

MÉTODO

Pacientes foram acompanhados de forma consecutiva prospectivamente entre julho de 2015 a dezembro de 2016 em hospital universitário brasileiro. Todos foram avaliados com dosagens laboratoriais e elastometria ARFI em até 60 dias antes da cirurgia bariátrica. A elastometria hepática foi realizada com o equipamento Acuson S2000 da Siemens. Todos os pacientes foram submetidos à biópsia hepática como primeiro procedimento durante a cirurgia bariátrica. Para cada paciente foram realizadas dez aquisições ARFI sob diferentes profundidades no segmento VIII do fígado, sendo o resultado final igual à média dos valores obtidos. Resultados com menos de 6 medições válidas ou com intervalo interquartil (IQR) superior à 30% da mediana foram considerados inadequados. Durante o procedimento cirúrgico, uma cunha com no mínimo 3 cm de profundidade foi retirada do fígado. Biópsias foram interpretadas por um único patologista experiente. A DHGNA e a fibrose foram classificadas de acordo com a pontuação “NASH Clinical Research Network”. Resultados dos diferentes métodos foram comparados com os achados da biópsia. A área sob a curva ROC (AUC ROC) foi calculada para todos os testes.

RESULTADOS

Dos 82 pacientes avaliados, 69 (84%) apresentaram DHGNA, destes 3 pacientes (4,3%) detinham fibrose avançada (F3-F4) e 13 pacientes (18,8%) fibrose significativa (F2-F4). Trinta e um pacientes (44,9%) apresentavam esteato-hepatite. A média do índice de massa corpórea foi de 47,05 kg/m2. Os melhores testes para prever fibrose significativa foram os escores FIB-4 e Forns (ambos AUC ROC 0,79), seguidos por APRI (AUC ROC 0,73), NFS (AUC ROC 0,72), BARD (AUC ROC 0,69) e elastometria ARFI (AUC ROC 0,57). O escore de Forns pôde predizer fibrose significativa com sensibilidade (Se) de 85%; Especificidade (Es) de 70%; Valor preditivo positivo (VPP) de 39% e Valor preditivo negativo (VPN) de 95%. Já o teste FIB-4 apresentou Se de 77%, Es de 80%, VPP de 48% e VPN de 94% em predizer fibrose significativa. A elastometria ARFI foi bem sucedida em 74% dos pacientes. Maior índice de massa corpórea foi correlacionado com medidas inválidas de ARFI. Para prever fibrose significativa, com ponto de corte de 1,33 m/s, a técnica ARFI obteve 77,8% de Se e 55,8% de Es.

CONCLUSÕES

Os testes FIB-4 e Forns apresentaram boa acurácia e desempenho superior no diagnóstico de fibrose significativa em obesos com DHGNA, candidatos à cirurgia bariátrica. A elastometria hepática pelo método ARFI demonstrou aplicabilidade limitada nesta população.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Roberto Gomes da Silva Junior, Joel Schmillevitch, Wilson Rodrigues de Freitas Junior, Elias Jirjoss Ilias, Maria de Fátima Araújo Nascimento, Andrea Vieira, Luiz Arnaldo Szutan, Mauricio Alves Ribeiro