Dados do Trabalho


TÍTULO

ABORDAGEM CLINICA DO TUMOR DE FRANTZ, UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Foi definido pela Organização Mundial de Saúde como tumor sólido pseudopapilar, no entanto teve sua primeira descrição em 1959 por Frantz. Se caracteriza como um tumor epitelial, sendo formado por células monomorfas, que geram estruturas sólidas e pseudopapilares, frequentemente com complicações cístico-hemorrágicas. É geralmente benigno e possui bom prognostico. Acomete principalmente a região corpo-caudal do pâncreas tendo sua maior incidência entre mulheres na faixa etária de 30 anos. Geralmente o diagnostico é feito durante exame de imagem solicitado por outra razão que não há pesquisa do tumor de Frantz, propriamente dito, na investigação de massa abdominal palpável, ou na investigação de dor abdominal inespecífica. A sintomatologia pode ser resultante da compressão de estruturas adjacentes, como vias biliares, havendo icterícia, nos tumores que se localizam em cabeça do pâncreas. Nos casos onde existe compressão do estômago e/ou do cólon sintomas obstrutivos podem se manifestar. O diagnóstico diferencial engloba outras lesões do pâncreas como tumor de ilhotas não funcionante, carcinoma de células acinares, cistoadenocarcinoma papilífero, carcinoma pancreático infantil. Macroscopicamente, o tumor se apresenta, bem delimitado, com cápsula espessa e, área sólida periférica presente nos cortes, englobando um núcleo que pode ser necrótico, sendo possível a presença de hemorragias. O tratamento definitivo é a ressecção cirúrgica, sendo o procedimento definido de acordo com a localização, tamanho e do possível acometimento de órgãos vizinhos.

RELATO DE CASO

S.D.R. feminino, 12 anos, procedente de Ceilândia. Paciente referia dor em cólica em região hipogástrica, intermitente e progressiva, com irradiação para hipocôndrio esquerdo há 2 anos. Associou-se ao quadro múltiplos episódios de náuseas e vômitos, miastenia e três episódios de sincope em todo o período. Negava febre, hiporexia ou diarreia. Exames laboratoriais 28/08/12- amilase 54 UI/L; DHL: 402UI/L; fosfatase alcalina: 362UI/L ; TGP: 19. Realizou ultrassonografia de abdome total que evidenciou massa numular solida localizada entre baço e rim esquerdo. Foi solicitada tomografia computadorizada de abdome que evidenciou massa circunscrita entre hilo esplênico e cauda pancreática de provável origem pancreática, sem sinais de agressividade local. Foi admitida no HMIB no dia 29/09/18, para realização de procedimento eletivo. Foi submetida a pancreatectomia distal associada a esplenectomia por não haver plano de clivagem com o baço. Paciente evoluiu bem, com melhora do quadro.

DISCUSSÃO

O tumor se apresentou de maneira típica com dor abdominal e dentro de sua epidemiologia mais prevalente, em pacientes jovens do sexo feminino. Metástases não são usuais e não se apresentaram na paciente em questão.
A raridade da doença está relacionada com o seu indicio de sub diagnostico, sendo o tumor de Frantz um importante diagnostico diferencial para tumores pancreáticos.

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

HOSPITAL MATERNO INFANTIL DE BRASILIA - Distrito Federal - Brasil

Autores

Rodolfo Raposo de Lima, Raphael Andrade Gonçalves Borges, Samara Dallana Rodrigues Ferreira, Eduarda Vidal Rollemberg, Reilnaldo Neves Junior, Carolina Ferreira Colaço, Ana Julia Batista Furtado