Dados do Trabalho


TÍTULO

ACHADOS TOMOGRAFICOS DE VOLVO GASTRICO AGUDO: REVISÃO DO TRABALHO PUBLICADO PELO Dr I. MILLET

OBJETIVO

Esse trabalho foi publicado na revista Eur Radiol (2014) por Millet, I., Orliac, C., Alili, C. et al., e já com 10 citações dada a relevância do tema. Como faz parte de nossa linha de pesquisa de interesse, encaminhamos ao Congresso para um melhor debate do assunto.

MÉTODO

Revisamos retrospectivamente os achados tomográficos em 10 pacientes com volvo de estômago agudo confirmado cirurgicamente e 20 controles com distensão gástrica. Dois radiologistas avaliaram independentemente as imagens de TC para fatores de risco do volvo gástrico, achados diretos do volvo gástrico através da avaliação da dilatação gástrica, a presença de um ponto de transição antrópilico, a respectiva posição dos diferentes segmentos estomacais e das curvaturas maior e menor, estenose do segmentos gástricos através do hiato esofágico e para os achados de isquemia gástrica. A sensibilidade e especificidade de cada achado foram calculados.

RESULTADOS

Os sinais diretos mais sensíveis do volvo gástrico foram um ponto de transição antrópilico sem qualquer anormalidade na zona de transição e no antro no mesmo nível ou acima do fundo. A presença desses dois achados como critérios diagnósticos de volvo de estômago teve 100% de sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de volvo gástrico. Não houve associação entre sinais de isquemia na TC e isquemia intestinal final na patologia.

CONCLUSÕES

A TC é altamente sensível e específica para o diagnóstico de volvo gástrico agudo.

Área

ESTÔMAGO E DUODENO

Instituições

Universidade Federal de Ouro Preto/MG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Tuian Santiago Cerqueira, Cirênio Almeida Barbosa, Ronald Soares dos Santos, Weber Chaves Moreira, Adéblio José Cunha, Thales Alves de Souza, Thais Oliveira Dupin, Wilson Santana Silva Junior