Dados do Trabalho
TÍTULO
TROMBECTOMIA CAVOATRIAL
INTRODUÇÃO
Leiomioma uterino é uma patologia histopatologicamente benigna, porém, em cerca de 0,1 a 0,25% dos casos, pode haver metástases do tumor primário, sendo pulmão e veia gonadal os sítios mais comuns da disseminação. A leiomiomatose então é uma entidade muito rara, descrita como a metástase do tumor ginecológico para algum sítio extrauterino, e pode cursar muitas vezes com trombo tumoral intracaval. No caso discutido, mostraremos a cirurgia que removeu completamente uma metástase de leiomioma uterino para a veia gonadal direita, com trombo intracaval que se estendida desde a desembocadura da veia gonadal até o átrio direito. A cirurgia consistiu em dissecção e controle vascular de toda a veia cava inferior, desde a confluência das veias ilíacas até o átrio, incluindo seu segmento retrohepático. Houve necessidade de circulação extra-corpórea (CEC) para controle do trombo intraatrial, afim de evitar a roptura do mesmo e um possível tromboembolismo à montante. A cirurgia foi composta pelas equipes de cirurgia geral, vascular, cardíaca e endoscopistas, que realizaram a ecocardiografia transesofágica.
DESCRIÇÃO DO VÍDEO
O video de 5min28seg mostra primeiramente a laparotomia e a dissecção de toda a veia cava inferior, desde as ilíacas até o átrio. Realizamos a abertura do pericárdio por via abdominal. Vemos também o controle das tributárias da veia cava, como as renais e lombares, e também a dissecção da cava retrohepática e a manobra de Pringle. Prosseguimos com a imagem da ecocardiografia transesofágica e a toracotomia, com a realização de CEC e a abertura do átrio direito.
Após o controle vascular completo, realiza-se a cavotomia com a ressecção em monobloco da metástase na veia gonadal e o trombo intracaval.
Não houve necessidade de reconstrução da veia cava com prótese, sendo realizada a rafia primária da veia.
Mostramos também a peça cirúrgica com referencial de tamanho (régua) e a incisão total da paciente (toracolaparotomia).
CONCLUSÃO
Além da raridade da patologia leiomiomatose, o objetivo do video é mostrar os aspectos técnicos de uma cirurgia tão complexa e também demonstrar a dissecção da cava inferior em toda sua extensão, além da realização de CEC e ressecção de um trombo intravenoso. Os aspectos anatômicos serão discutidos durante a apresentação do video.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
HCFMUSP - São Paulo - Brasil
Autores
RICARDO COSTA AGUIAR, FREDERICO JOSÉ RIBEIRO JUNIOR TEIXEIRA, EDIVALDO MASSAZO UTIYAMA, FABIO GAIOTTO, NELSON DE LUCCIA, LUCIANA RAGAZZO ARAUJO TEIXEIRA, LENIRA CHIERENTIN RENGEL, MATHEUS OLIVEIRA SILVA