Dados do Trabalho


TÍTULO

DESENVOLVIMENTO DE PSEUDOANEURISMA DE ARTERIA HEPATICA APOS PERFURACAO POR ARMA DE FOGO EM ABDOME

INTRODUÇÃO

Relatar o desenvolvimento de pseudoaneurisma de ramo da artéria hepática direita como complicação de ferimento por arma de fogo em região tóraco-abdominal à direita.

RELATO DE CASO

J.P.S.S. , 32 anos, masculino, vítima de múltiplas perfurações de arma de fogo em 19/06/2018, dentre elas uma em região tóraco-abdominal à direita com orifício de entrada sem orifício de saída. Admitido no mesmo dia no Instituto Doutor José Frota (Fortaleza/CE) apresentando instabilidade hemodinâmica e irritação peritoneal. Radiografia de tórax da admissão com derrame pleural à direita, sendo realizado toracostomia. O paciente foi encaminhado ao centro cirúrgico para realização de laparotomia exploradora. Achados da cirurgia: hemoperitônio de 1000ml, lesão hepática sangrante tunelizante com entrada posterior em segmento VI e saída anterior estrelada em segmento III, além de lesão diafragmática a direita. Terapêutica utilizada tentativa de rafia com surgicell, eletrocauterização e sondagem com balão na lesão tunelizada sem êxito. Realizado, então, packing hepático com compressas. Paciente reabordado com nova laparotomia exploradora em 21/06/2018 para retirada de packing hepático, com visualização de coleperitônio e aposição de dreno tubolaminar em subhepático. Paciente foi conduzido à enfermaria de cirurgia geral. Apresentou boa evolução durante o internamento até o dia 10/07/2018, quando apresentou um sangramento volumoso de 1000ml com exteriorização pelo dreno abdominal. Realizado compensação clínica do paciente com hemotransfusões. No dia seguinte o paciente apresentou hemorragia digestiva alta com coágulos, junto à novo sangramento exteriorizado pelo dreno abdominal. No dia 12/07/2018 apresentou momentaneamente quadro de icterícia e colúria, com elevação de bilirrubina total a custa de bilirrubina direta. Realizado investigação do quadro com tomografia de abdome com contraste venoso, em que foi visualizado extravasamento de contraste em flush com imagem sugestiva de pseudoaneurisma de ramo de artéria hepática direita. O paciente foi então submetido a tratamento endovascular com arteriografia e embolização do pseudoaneurisma da artéria intra-hepática.

DISCUSSÃO

O pseudo-aneurisma da artéria hepática (HAP) é uma complicação grave de lesão hepática aguda ou crônica da artéria hepática. Existem muitas causas de HAP, mas é principalmente causada por trauma abdominal contuso, penetrante ou iatrogênico. O pseudo-aneurisma da artéria hepática também pode ocorrer na pancreatite crônica devido à extensão de um abscesso contíguo ou após o transplante hepático. O paciente no caso relatado foi vítima de trauma abdominal contuso, desenvolvendo formação de abscesso hepático e, posteriormente, HAP.
Cerca de 60% dos HPAs são clinicamente silenciosos e encontrados incidentalmente. No entanto, as manifestações geralmente apresentam dor abdominal, associada a febre, hipovolemia e icterícia. No caso relatado, o paciente apresentou todos esses sintomas.

Área

TRAUMA

Instituições

INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA - Ceará - Brasil

Autores

Lucyano Rocha Ferraz, Ramiro Rolim Neto, Barbara Oliveira Siebra, George Lucas Florêncio