Dados do Trabalho


TÍTULO

PAPEL ATUAL DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA NA IMAGEM LATENTE DO ESTOMAGO: REVISÃO DO TRABALHO PUBLICADO PELA Dra KAREN M. HORTON

OBJETIVO

Esse trabalho foi publicado na revista RadioGraphics (2003) por Karen M. Horton, Elliot K. Fishman. Como faz parte de nossa linha de pesquisa de interesse, encaminhamos ao Congresso para um melhor debate do assunto.

MÉTODO

Os scanners de CT de fileiras multidetectores permitem uma colimação mais fina, o que melhora a visualização de tumores subtis, bem como a qualidade dos conjuntos de dados 3D. Quando a água é usada como agente de contraste oral, a doença sutil é mais fácil de visualizar, especialmente quando um bolus de material de contraste rápido é administrado por via intravenosa.

RESULTADOS

O adenocarcinoma é a malignidade gástrica mais comum e tipicamente aparece como espessamento de parede focal ou segmentar ou uma massa discreta. O linfoma gástrico pode ter uma aparência semelhante à do adenocarcinoma. Tanto o adenocarcinoma gástrico como o linfoma podem estar associados à adenopatia. Os tumores estromais gastrointestinais (GISTs) tendem a aparecer como massas bem definidas que surgem da parede gástrica e podem ser exofíticas quando grandes. Os GISTs geralmente não estão associados a uma adenopatia significativa. Além de malignidades gástricas, a TC também pode ajudar a detectar condições inflamatórias do estômago, incluindo gastrite e úlcera péptica.

CONCLUSÕES

A angiografia por TC é especialmente útil para descrever a vasculatura gástrica, que pode ser afetada por uma variedade de condições de doença.

Área

ESTÔMAGO E DUODENO

Instituições

Universidade Federal de Ouro Preto/MG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Tuian Santiago Cerqueira, Cirênio Almeida Barbosa, Ronald Soares dos Santos, Weber Chaves Moreira, Adéblio José Cunha, Thales Alves de Souza, Thais Oliveira Dupin, Wilson Santana Silva Junior