Dados do Trabalho


TÍTULO

COMPLICAÇAO POS BARIATRICA TARDIA EM HOSPITAL NO EXTREMO NORTE DO BRASIL

INTRODUÇÃO

A obesidade mórbida é uma doença crônica de etiologia multifatorial caracterizada pelo excesso de gordura corporal, cujo fracasso no tratamento clínico e terapêutico leva a necessidade de intervenção cirúrgica. Atualmente, estima-se que mais de 18% da população brasileira encontra-se obesa, apresentando um número crescente de novos casos. Devido a este fato aumentaram-se o número de realizações de cirurgias bariátricas, logo, de suas complicações. As principais complicações cirúrgicas pós-bariátrica relatadas são: Distensão do remanescente gástrico; Estenose estomacal; Úlceras marginais; Síndrome da cana doce; Hérnia incisional; Hérnia interna; Obstrução de intestino delgado; Sd do intestino curto; Sd de Dumping; Distúrbios metabólico e nutricionais; Nefrolitíase; Hipoglicemia pós-operatória; Mudanças no hábito intestinal; Fístula Gástrica; Incapacidade de emagrecer ou de recuperar peso. Este caso apresenta uma paciente que foi submetida a uma Gastroplastia em Y de Roux, que em seu pós-cirúrgico apresentou complicações após 3 meses com estenose e que também apresentou complicações tardia, sendo ela uma obstrução intestinal devido a uma brida.

RELATO DE CASO

Paciente 30 anos, feminino, natural de Boa Vista-RR, foi admitida no PAAR em outubro de 2018. Relatava história de dor em epigástrio, tipo cólica há 24 horas, com progressiva piora que se associava a náusea e vômitos. Negava febre e comorbidades, afirmava episódios semelhantes prévios. Um ano antes relata ter realizado uma Gastroplastia, a qual complicou com estenose e teve que ser submetida à EDA três meses após cirurgia para resolução da complicação. Ao exame físico apresentava-se em REG, fácies de dor, eupneica em ar ambiente, hipocorada 1+/4+, hidratada, AAA, sem edemas, FC: 90 bpm/ PA: 140x80 mmHg. Abdome encontrava-se RHA (+), timpânico, traube livre, mas ainda depressível, flácido, levemente doloroso de forma difusa e sem sinais de peritonite. Foi solicitado exames laboratoriais e raio X de abdome, sendo diagnosticada com Síndrome de obstrução intestinal (semioclusão/ não complicada). Foi submetida a uma laparotomia exploradora onde foi evidenciada a presença de brida, tendo sido corrigida. Teve evolução adequada no pós-operatório, não tendo mais complicações durante o seguimento ambulatorial.

DISCUSSÃO

A cirurgia bariátrica apresenta uma série de complicações que variam com o tipo de procedimento. Devido ao aumento desse tipo de cirurgia, tornou-se prioridade monitorar os resultados cirúrgicos. O bypass gástrico é o procedimento, atualmente, mais realizado. A grande maioria dos procedimentos utiliza técnicas de laparoscopia. Apesar de segura, várias complicações podem ocorrer conforme variados graus de morbidade e mortalidade. As de maior impacto referem-se a úlceras na anastomoses, sangramento intestinal, úlcera gástrica duodenal do segmento excluído, torção do braço do Y-de-Roux, obstrução de alça, estenose do estoma e colelitíase.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Hospita Geral de Roraima - Roraima - Brasil

Autores

Augusto Afonso Botelho Neto, Ana Paula Magalhães Souza, Givaggo Henrique Rodrigues da Silva, Marcello Santos da Silva, Pedro Gomes Lins de Carvalho, Hikaro Vinicius Galvão Dantas, Rafaela Xaud Rodrigues, Anne Katlen Damasceno Uchôa Thomé