Dados do Trabalho


TÍTULO

DOIS RELATOS DE TUMOR SIRINGOMATOSO DE PAPILA MAMARIA, UMA RARA CONDIÇAO.

OBJETIVO

Descrever rara alteração benigna de papila mamária que pode apresentar exame físico semelhante a neoplasia.

MÉTODO

Estudo clínico retrospectivo utilizando dados de prontuário de 2 casos atendidos no Hospital do Câncer Aldenora Bello, São Luís – Maranhão, em 2018.

RESULTADOS

Caso 1: 36 anos, G3P3A0, amamentou por mais de 1 ano, hipertensa, histórico familiar negativo para câncer de mama. Relatara que há 1 ano apresentava prurido no complexo aréolo-papilar (CAP) em mama esquerda associado a fluxo papilar hemático espontâneo. Ao exame físico, adensamento retroareolar em mama esquerda, com lesão cutânea descamativa e fluxo papilar sanguinolento à expressão. Ultrassonografia mamária de 09/03/2016 sem alterações e mamografia de 22/03/2016 com calcificações benignas bilaterais. Realizou biópsia incisional do CAP esquerdo em 21/07/2017, cujo estudo anatomopatológico apresentou proliferação glandular tubular em meio a estroma denso cirroso, ausência de Doença de Paget e sugeria hipótese diagnóstica de tumor siringomatoso. Foi realizada imunohistoquímica e os marcadores p63, calponina, 34betae12 e mamoglobina foram positivos, sugerindo adenoma siringomatoso do mamilo. Devido difícil seguimento ambulatório por questões sociais, fez nova ultrassonografia em 21/03/2018, que evidenciou nódulo espiculado de 0,8 cm em região retroareolar de mama esquerda, classe 4c. Mamografia de 22/03/2018: microcalcificações segmentares em região retroareolar de mama esquerda, classe 4. Realizou core biopsy do nódulo em mama esquerda, com anatomopatológico descrevendo tecido mamário sem particularidades histológicas. Feita abordagem cirúgica em 14/12/2018 com setorectomia central (englobando CAP) e setorectomia guiada por agulhamento em mama esquerda e o anatomopatológico teve resultado final de adenoma siringomatoso do mamilo.
Caso 2: paciente de 31 anos, nulípara, sem comorbidades, histórico familiar negativo para câncer de mama. Relatara que mamilo esquerdo estava avermelhado e descamando há 1 ano. Ao exame físico, o CAP esquerdo apresentava-se túrgido, hipocromiado e áspero. Mamografia de 03/04/2018: nódulos bilaterais estáveis desde 2013.Ultrassonografia de 07/04/2018: nódulos bilaterais estáveis, além de mamilo esquerdo aumentado, irregular, com aumento de vascularização ao doppler, classe 4. A paciente foi submetida a biópsia incisional de papila em maio de 2018 e anatomopatológico de adenoma / papilomatose florida do mamilo. A ferida operatória evoluiu com difícil cicatrização e, após indicação em revisão de literatura, optou-se por ressecção cirúrgica de toda a papila em agosto de 2018, com mesmo anatomopatológico e ausência de critérios morfológicos de malignidade.

CONCLUSÕES

Os relatos destacam-se pela raridade e importante diagnóstico diferencial com neoplasia mamária, sendo a avaliação anatomopatológica essencial para a elucidação.  O prognóstico é bom e o tratamento é cirúrgico.

Área

GINECOLOGIA

Instituições

Universidade CEUMA - Maranhão - Brasil

Autores

Isabella Caldas Bastos, Raquel Aranha Viegas, Glaucia Mesquita Cordeiro, Jéssica Mendes Costa de Freitas Santos, Letícia Castro Freire, Luan Pinheiro Domingues Moreira, Mateus Guimarães Benvindo, Renata Dionísio Nunes de Oliveira