Dados do Trabalho


TÍTULO

APENDICECTOMIA VIDEOASSISTIDA POR ACESSO TRANSUMBILICAL POR ACESSO UNICO (AVATU) ANALISE DE 1000 CASOS.

OBJETIVO

Avaliar a efetividade e a segurança da AVATU, uma técnica videoassistida, por acesso único, com o objetivo de combinar a simplicidade e baixo custo da técnica convencional aos atrativos da técnica laparoscópica. Paralelamente à análise dos resultados obtidos, somados aos atrativos desta técnica, poderemos discutir nova proposição de abordagem inicial dos pacientes com diagnóstico pressuposto de apendicite aguda.

MÉTODO

Foram estudados, retrospectivamente, 1000 pacientes com diagnóstico pressuposto de apendicite aguda, com idade mínima de 12 anos, nos quais indicou-se a AVATU como abordagem terapêutica inicial no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, MG, entre Julho/2001 a Abril/2013.

RESULTADOS

Neste estudo foram consideradas como variáveis-resposta o tempo operatório, dor pós-operatória, complicações precoces e tardias, permanência hospitalar, retorno às atividades habituais e a necessidade de conversão da operação videoassistida para outras técnicas.
O grupo de casos foi composto por 1000 pacientes. Desses, 626 (62,6%) eram do gênero feminino e 374 (37,4%) do gênero masculino. A idade variou de 12 anos a 72 anos (média de 29,2 anos).
O tempo operatório médio foi de 48 minutos, variando de 25 a 150 minutos. Houve necessidade de conversão para a via convencional (AC) ou laparoscópica (AL) em 127 casos (12,7%). As principais causas de conversão foram apendicite aguda nas suas formas mais avançadas (48 casos, 37,7%). Dois casos foram convertidos devido à laceração cecal durante a manipulação do bloco ceco-apendicular (Tabela).
Dos 127 pacientes que foram submetidos à AVATU e que exigiram conversão, 28 (22%) foram convertidos em AL, 38 (29,9%) em apendicectomia videoassistida por 2 acessos (AVA 2), 61 (48%) em apendicectomia convencional.
As principais complicações pós-operatórias foram seroma (46 casos, 4,6%), infecção de ferida operatória (28 casos, 2,8%), abscesso intra-abdominal (11 casos, 1,1%) e hérnia incisional (4 casos, 0,4%). Não ocorreram óbitos. A maioria dos pacientes da casuística (442 pacientes, 76,3%) retornou às suas atividades habituais até o 7⁰ dia pós-operatório.

CONCLUSÕES

A AVATU mostrou-se uma técnica efetiva e segura. A efetividade foi confirmada pela exequibilidade da técnica em 87,3% dos 1000 casos de apendicite aguda em todos os estágios de evolução. A segurança pode ser validada pelo baixo índice de complicações pós-operatórias precoces e tardias e nenhum caso de mortalidade. A AVATU se mostra uma técnica interessante para abordagem inicial dos pacientes com apendicite aguda, visto que reúne as vantagens da técnica convencional como maior simplicidade técnica, menor custo e menor tempo operatório com os benefícios da laparoscopia como menor tempo de internação hospitalar e menor dor pós-operatória e se mostrou segura e efetiva

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

HOSPITAL MADRE TEREZA - Minas Gerais - Brasil

Autores

GERALDO JOSE SOUZA LIMA, GUSTAVO MUNAYER ABRAS, LUCIANO ORNELAS CHAVES FILHO, LUCAS ALCEU RIBEIRO LOPES, LUIZ FELIPE PIMENTA NOGUEIRA SOUZA LIMA, GUILHERME STIVAL CANDIDO, LEONARDO VILAS FREIRE GODOY, LIVIO JOSE SURETTI PIRES