Dados do Trabalho
TÍTULO
Perfil epidemiológico de pacientes submetidos a herniorrafia inguinal videolaparoscópica em um hospital de Porto Alegre-RS.
OBJETIVO
Descrever o perfil epidemiológico dos pacientes que realizaram herniorrafia inguinal videolaparoscópica e os procedimentos e complicações relacionadas.
MÉTODO
Este é um estudo descritivo longitudinal retrospectivo. Foram incluídos todos os pacientes submetidos a herniorrafia iguinal videolaparoscópica no ano de 2018 de um hospital de Porto Alegre, que tinham no prontuário, informações sobre o procedimento cirúrgicos. A coleta de dados foi realizada via prontuário eletrônico, referentes ao paciente (idade, sexo e histórico de cirurgias prévias) e referentes ao procedimento cirúrgico (data de realização, técnica utilizada, lateralidade, complicações, tempo de alta hospitalar). A análise dos dados se deu por meio das frequências absoluta e percentuais.
RESULTADOS
Neste estudo foram incluídos 40 pacientes, dos quais 34 (85%) pacientes eram do sexo masculino e a média de idade foi de 58,1 anos, com mínimo de 32 anos e máxima 86 anos. Cerca de 32 (80%) pacientes tiveram alta em apenas 1 dia. Tratando-se da técnica cirúrgica utilizada, com exceção dos 4 (10%) pacientes que foram convertidos para a via aberta, todos foram operados através da técnica transabdomino pré-peritoneal, com a lateralidade em 11 (27,5%) pacientes, operados somente do lado direito, 9 (22,5%) somente do lado esquerdo e a maioria, 20 (50%), foram operados de maneira bilateral. 4 (10%) dos pacientes operados eram casos recidivados, visto que 36 (90%) pacientes, ainda não haviam sofrido intervenções dessa natureza. Referindo-se a analgesia de resgate, vimos que 16 (40%) dos pacientes necessitaram do uso da mesma. Nenhum paciente teve complicações operatórias imediatas (excluindo-se necessidade de conversão). Também, nenhum dos pacientes foi operado de urgência, sendo todos pacientes eletivos e em 5 (12,5%) pacientes foram encontradas concomitância de hérnia femoral.
CONCLUSÕES
Conclui-se que os pacientes submetidos a herniorrafia inguinal videolaparoscópica, na maioria, homens com aproximadamente seis décadas de vida. Também, nota-se que o procedimento apresenta alta hospitalar em 1 dia de internação na maioria das vezes. A técnica mais utilizada é a transabdomino pré-peritoneal e que, apesar da maioria dos procedimentos terem sidos realizados com a lateralidade bilateral, cabe ao cirurgião escolher a abordagem adequada para o tratamento do paciente com hérnia inguinal.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
Hospital Ernesto Dornelles - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Kevin Verdin Phillips, João Gabriel Mello Ramos, Vitor Deves, Caio Fernando Souza, Tuany Oliveira Dornelles, Vitoria Tomazini Nesello, Marco Aurelio Azevedo Casanova, Marcelo Figueiredo