Dados do Trabalho


TÍTULO

FERIMENTO POR ARMA BRANCA EM TRANSIÇAO TORACOABDOMINAL ESQUERDA: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A toracotomia de emergência tem como objetivo de ter rápido acesso aos principais vasos torácicos, contudo o procedimento pode evoluir para demais complicações. Hérnia diafragmatica é a incursão torácica de estruturas normalmente intraperitoneais, após um evento traumático. Algumas lesões despercebidas podem apresentar sintomas latentes de obstrução intestinal e estrangulamento e até complicar com quadros de abdome agudo gerando uma complicação cirúrgica da toracotomia de emergência.

RELATO DE CASO

FFS, 44 anos. Paciente procurou atendimento no HPS de Canoas devido a ferimento por arma branca em sexto espaço intercostal e braço esquerdo, sem evidência de alterações em exame físico abdominal, paciente manteve estável em todo atendimento. Na chegada foi realizado um raio x de tórax, evidenciando opacidades alveolares no lobo inferior do pulmão esquerdo, com derrame pleural; e uma tomografia computadorizada, apresentando laceração da parede torácica, hemopneumotórax à esquerda, além de espessamento intersticial e tênue área de vidro fosco no lobo inferior do pulmão esquerdo, relacionados à hemorragia pulmonar. Ainda nesse lobo foram observadas imagens bolhosas, sugestivas de laceração pulmonar, sendo realizada toracostomia fechada em selo d’água. Na manhã seguinte, o paciente apresentava inúmeros episódios de vômitos sem alteração de exame físico abdominal, após realização de novo raio x com passagem de sonda nasogástrica foi observada bolha gasosa projetada sobre o hemitórax inferior esquerdo, podendo estar relacionado ao estômago herniado para cavidade torácica. Foi realizada, então, uma laparotomia exploratória, na qual foi encontrada hérnia diafragmática esquerda, com fundo gástrico em tórax esquerdo, apresentando edema em todo estômago.

DISCUSSÃO

A principal causa de lesão diafragmatica traumática é causa por ferimentos penetrantes na zona de transição toraco-abdominal, tendo incidência desconhecida pelo grande números de casos com pacientes assintomáticos, mas principalmente ocorrem por lesões de arma branca, sendo apenas diagnosticado quando aparecem os sintomas, complicações ou em exames pós-operatórios. Complicações severas podem decorrer da hérnia diafragmática evoluiu com nova complicação como a perfuração gástrica com estrangulamento e necrose pela rotação do órgão, gerando um abdômen agudo. Por fim, tais complicações podem ser evitadas se forem inicialmente percebidas por adequado exame físico, anamnese e interpretação dos exames, como no caso descrito.

Área

TRAUMA

Instituições

ULBRA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LAURA DE ROSS ROSSI, MARIANE MENEGAT MADRUGA, MONICA DE CAMPOS RODRIGUES, ROGÉRIO FETT SCHNEIDER, BÁRBARA MOLON ANDREAZZA, CAMILA BAUER ALBARRÁN