Dados do Trabalho


TÍTULO

DISSECÇAO AORTICA E ANEURISMAS EM PORTADOR DE ARTERITE DE TAKAYASU

INTRODUÇÃO

Arterite de Takayasu é uma rara doença inflamatória que acomete os principais ramos vasculares das grandes e médias artérias, levando a oclusões arteriais, isquemia, claudicação e hipertensão. Estima-se incidência de 2/1.000.000 ao ano, que 90% dos casos são mulheres, em idade adulta. O processo fisiopatológico ainda é incerto. Sabe-se que há um envolvimento de diferentes mecanismos imunológicos, com mediação celulares e humorais, culminando em inflamação e dano tecidual. Está fortemente associada ao HLA-B25. O diagnóstico é pautado em aspectos clínicos, laboratoriais e imaginológicos. Almejando controle inflamatório vascular e prevenção de lesões é necessário a instituição de agressivo tratamento para remissão da doença. Para isso, faz-se uso precoce de corticosteroides na fase ativa, por vezes associados a agentes imunossupressores adjuvantes. Assim, dentro deste contexto que se baseia a motivação para este relato.

RELATO DE CASO

Paciente, 57 anos, masculino, relatando dor intermitente em região retroesternal, que irradiava para dorso. Ao exame físico, evidenciado, na palpação superficial do abdome uma proeminência em região paramediana esquerda e em hipogástrio, na palpação profunda. Portador de Hipertensão Arterial Sistêmica, aneurisma de A. Aorta Abdominal e A. Ilíaca Direita e Arterite de Takayasu há mais de 6 anos. Exames laboratoriais demonstravam discreta leucocitose; VHS e PCR aumentados. No ecocardiograma evidenciando disfunção diastólica discreta e exame tomográfico apresenta tortuosidade e ectasia de A. Aorta Abdominal Infrarrenal, no arco ascendente da A. Aorta também apresentou ectasia além de pseudoaneurisma descendente distal e Aneurisma de A. Ilíaca direita com trombo mural de revestimento e ectasia de A. Ilíaca esquerda. Diante disso a equipe da Cirurgia vascular optou por tratamento conservador da dissecção da A. Aorta abdominal. Por não evolução clínica, foi realizado implante de endoprótese em A. ilíaca Direita, sendo reabordado no mesmo dia para reconstrução de ponte femoro-femoral com embolectomia, devido a oclusão de membro inferior direito.

DISCUSSÃO

O caso reportado faz referência a arterite de Takayasu e o manejo de suas complicações, uma doença rara que acomete exponencialmente o sexo feminino, visto que, o caso faz menção há um paciente do sexo masculino que evoluiu com complicações. Dentre as diversas manifestações sistêmicas que podem ocorrer, os sintomas de hipertensão e problemas cardíacos são os mais comuns, como no caso do paciente. Como esperado paciente apresentava difícil controle da doença evoluindo com maiores complicações, dados estes, coesos com outras referências. Por falta de tratamento adequado, não obstante, complicação após optado pelo tratamento endovascular necessitando de um manejo mais invasivo. Dessa forma, vê-se a importância não somente no correto diagnóstico, mas no manejo adequado para o paciente, visando evitar possíveis complicações que a doença possa trazer.

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - Tocantins - Brasil

Autores

MARIA FERNANDA NOGUEIRA CAMARGO, ESDRAS LIMA LINS, LARYSSA GOETTEN SOUZA, MARINA NICESIO ALVES, CAMILA SILVA SULEIMAN, BRUNA HANAEUR, Silvio Alves Da Silva