Dados do Trabalho


TÍTULO

CIRURGIA CONSERVADORA DO BAÇO . PROCEDIMENTO DO PASSADO?

OBJETIVO

NOS DIAS ATUAIS O TRATAMENTO NÃO OPERATÓRIO(TNO) DAS LESÕES ESPLÊNICAS TEM SIDO PRECONIZADO COMO DE ESCOLHA NAS CONDIÇÕES ADEQUADAS . A CIRURGIA CONSERVADORA DO BAÇO , TRATAMENTO PADRÃO NOS ANOS 80 , FOI PERDENDO ESPAÇO E HOJE PRATICAMENTE NÃO REALIZADA NA GRANDE MAIORIA DOS SERVIÇOS . O OBJETIVO DO TRABALHO É DEMONSTRAR UMA SÉRIE DE CASOS ( 60 PACIENTES) ONDE A CIRURGIA CONSERVADORA FOI EMPREGADA COMO FORMA DE TRATAMENTO .

MÉTODO

ANÁLISE RETROSPECTIVA E DESCRITIVA BASEADA EM BANCO DE DADOS DO SERVIÇO DE UMA SÉRIE DE 60 CASOS ONDE FORAM UTILIZADAS TÉCNICAS DE CIRURGIA CONSERVADORA NO TRATAMENTO DAS LESÕES ESPLÊNICAS ANALISANDO AS VÁRIAVEIS : MECANISMO DE TRAUMA , TÉCNICA UTILIZADA , MOMENTO DA INDICAÇÃO , COMPLICAÇÕES E MORTALIDADE

RESULTADOS

FORAM ANALISADOS 60 PACIENTES NESTA SÉRIE . O MECANISMO DE TRAUMA MAIS FREQUENTE FOI O TRAUMA CONTUSO ( 85%) . A GRANDE MAIORIA FOI REALIZADA NAS PRIMEIRAS 24 HORAS . EM 4 PACIENTES FORAM EM FALHAS DO TNO, NUMA FASE MAIS TARDIA .AS LESÕES GRAU III/IV FORAM AS MAIS FREQUENTES TRATADAS . A ESPLENECTOMIA PARCIAL FOI PROCEDIMENTO MAIS REALIZADO. PATCH FORAM UTILIZADOS NA MAIORIA DOS CASOS . EM ALGUNS CASOS (NÃO DESTA SÉRIE) A CIRURGIA CONSERVADORA FOI TENTADA SEM SUCESSO . RAFIA COM PACTH FOI O SEGUNDO PROCEDIMENTO MAIS REALIZADOS , SEGUIDOS DE HEMOSTASIA DIRETA E DE TÉCNICAS DE ESPECIAIS , PARTICULARMENTE NAS LESÕES PENETRANTES .
NÃO HOUVE NECESSIDADE DE REINTERVENÇÃO CIRÚRGICA EM NENHUM PACIENTE . EM 1 PACIENTE APRESENTOU SANGRAMENTO PELO DRENO TRATADO DE FORMA CONSERVADORA . A MAIORIA DOS PACIENTES FOI REALIZADO CONTROLE RADIOLÓGICO COM TOMOGRAFIA MOSTRANDO BOM RESULTADO . A MORTALIDADE DA SÉRIE FOI NULA .

CONCLUSÕES

A CIRURGIA CONSERVADORA FOI ABANDONADA NOS ÚLTIMOS ANOS , PRINCIPALMENTE PELO AUMENTO DO TNO DAS LESÕES ESPLENICAS . VÁRIOS SERVIÇOS NÃO APRESENTAM AS CONDIÇÕES IDEAIS E SEGURANÇA PARA REALIZAÇÃO DO TNO NO TRAUMA ESPLENICO SENDO TRATADOS NA IMENSA MAIORIA COM ESPLENECTOMIA TOTAL.
ESTA SÉRIE DEMONSTRA QUE É UM PROCEDIMENTO SEGURO , FACTÍVEL EM VÁRIOS PACIENTES COM UMA PERCENTAGEM MUITO PEQUENA DE COMPLICAÇÕES E SEM MORTALIDADE .
A CIRURGIA CONSERVADORA DEVERIA PERMANECER NO ARSENAL TERAPÊUTICO DO CIRURGIÃO DO TRAUMA SENDO UMA DAS OPÇÕES PARA TRATAMENTO DAS INJÚRIAS DO BAÇO , COM BONS RESULTADOS , SEGURANÇA , MANTENDO A FUNÇÃO DO ORGÃO MESMO EM CASOS DE LESÕES MAIS GRAVES (LESÃO GRAU III/IV).

Área

TRAUMA

Instituições

HOSPITAL MUNICIPAL LOURENÇO JORGE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

BRUNO VAZ DE MELO, RODRIGO ANDRADE VAZ DE MELO, FELIPE GUEDES SIQUEIRA, VICTOR AMMAR VIDAL, CARLOS EDUARDO PEÇANHA DE BARROS, BERNARDO GONÇALVES BASTIAN PINTO, LAILA MAGLIANO LEITE, PATRICK SILVEIRA GUIMARAES