Dados do Trabalho
TÍTULO
Principais complicações em punção de acesso venoso central: um estudo descritivo.
OBJETIVO
Estimar as principais complicações decorrentes do procedimento de acesso venoso central.
MÉTODO
Trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo descritivo, que estima a frequência de complicações em procedimento de cateterização venosa central. Foram selecionados todos os pacientes submetidos ao procedimento de cateterização venosa central em um hospital particular de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, no período de setembro de 2017 a fevereiro de 2018. Os dados foram coletados por meio do prontuário eletrônico e as informações de interesse na coleta foram complicações referentes ao procedimento. A análise de dados foi feita através das frequências e percentuais das variáveis.
RESULTADOS
Foram incluídos no estudo 198 procedimentos. Destes, 116 (58,58%) pacientes eram do sexo feminino. Dentre o total de acessos venosos centrais realizados, houveram complicações em 57 (28,78%) pacientes. As complicações imediatas, foram punção arterial 12 (20,68%), insucesso 9 (15,51%), hematoma local 6 (10,34%), pneumotórax 4 (6,89%) e hemotórax com 2 (3,44%) casos. Já as complicações tardias foram infecção com 16 (%) casos, trombose com 6 (10,34%) e dor, que ocorreu em 2 (3,44%) pacientes.
CONCLUSÕES
Conclui-se que a complicação mais frequente no procedimento de cateterismo venoso central, no período compreendido, foi a infecção, uma complicação tardia. Já dentre as complicações imediatas, a punção arterial foi a mais frequente corroborando com achados na literatura. A fim de diminuir tais taxas de intercorrências, propõe-se que os cuidados como avaliação do paciente, do sítio de punção, cuidados com a técnica correta, punção guiada por ecografia, radiografia de tórax, higiene e cuidados no manejo e curativos devem ser intensificados, minimizando os riscos de complicações.
Área
CIRURGIA VASCULAR
Instituições
Hospital Ernesto Dornelles - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Caio Fernando Souza, Amanda Prestes Valente, Kevin Verdin Phillips, João Gabriel Mello Ramos, Tuany Oliveira Dornelles, Franciele Perondi, Alexandre Deves, Tiago Blaya Martins