Dados do Trabalho


TÍTULO

A EXCELENCIA DA CIRURGIA DE MOHS NA ABORDAGEM TERAPEUTICA DO CARCINOMA BASOCELULAR

OBJETIVO

Este trabalho visa abordar terapeuticamente as diversas modalidades de tratamento do carcinoma basocelular, dando ênfase nas regalias da cirurgia de mohs.

MÉTODO

foi executado uma revisão bibliográfica dos artigos científicos publicado nas bases de dados Scielo, BVS e PubMed sobre o tema abordado.

RESULTADOS

O câncer de pele é doença grave e nas últimas décadas tem extrema importância devido a sua crescente incidência. É uma neoplasia que requer diagnóstico precoce e tratamento por equipe multidisciplinar e tem a cirurgia com o tratamento padrão de escolha, pois é o único meio que pode levar à cura. Na abordagem terapêutica do carcinoma basocelular deve-se considerar aspectos como idade e condições clínicas do doente, resultado estético, localização anatômica, tamanho e limites do tumor. O tratamento cirúrgico dos carcinomas basocelular e espinocelular consiste no padrão histológico, número de lesões e se o tumor é primário ou recidivo. Dentre as opções de abordagem terapêutica temos curetagem, eletrocauterização, cirurgia excisional, cirurgia micrográfica de Mohs, administração de fluorouracila, radioterapia, terapia fotodinâmica e criocirurgia. Em diversas situações as técnicas tradicionais não são capazes de remover os tumores com altos índices de cura. Isso ocorre devido ao crescimento tumoral imprevisível além de suas margens clínicas, lesões recidivadas com crescimento de tumor em área cicatricial, dificuldade em delimitar a lesão e infiltração de pequenos cordões tumorais no tecido adjacente. Em outras situações as margens preconizadas pela técnica convencional removem mais tecido saudável do que o necessário, causando danos estáticos e funcionais importantes. Nestes casos a Cirurgia de Mohs é a melhor opção terapêutica, seja por rastrear o tumor e conseguir removê-lo com os maiores índices de cura, seja por preservar o máximo de tecido saudável. A Cirurgia Micrográfica de Mohs é uma técnica altamente eficaz e especializada para remover os principais tipos de tumores da pele. Trata-se de um procedimento cirúrgico minucioso, para o tratamento do câncer da pele ou mucosas. Sua principal vantagem em relação à cirurgia convencional é de que esta técnica permite o controle microscópico das margens do tumor durante a cirurgia, e garante assim a remoção de todo o tumor com o mínimo de remoção de pele normal. Na cirurgia convencional os riscos de permanecerem resíduos do tumor são maiores, pois o tumor é retirado com margens de segurança estimadas apenas pela visualização do cirurgião dermatológico.

CONCLUSÕES

Portanto, a cirurgia de mohs é ideal nas situações em que o câncer da pele recidivou, quando está em um local de difícil remoção como, por exemplo, na face, especialmente em torno do nariz, olhos e boca ou quando o tumor é de subtipo mais agressivo e infiltrativo, como o carcinoma basocelular esclerodermiforme.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

LILLIAN Torres Soares Pessoa, Flora de Souza Brandão dos Reis, Luiza Pinheiro Mota, Brenda Barbosa Faustino, Maria Marina da Nobrega Carvalho