Dados do Trabalho
TÍTULO
UMA HERNIA LOMBAR INFERIOR PRIMARIA DIAGNOSTICADA ERRONEAMENTE COMO UM LIPOMA
INTRODUÇÃO
Esse trabalho foi publicado na revista RCS Annals (2019) por B Kadler, Um Shetye , DK Patten, Um Al-Nowfal. Como faz parte de nossa linha de pesquisa de interesse, encaminhamos ao Congresso para um melhor debate do assunto. Introdução: As hérnias lombares podem ser superiores (Grynfelt) e inferiores (Petit). As hérnias lombares inferiores são extremamente raras e, portanto, estão associadas à dificuldade diagnóstica.
RELATO DE CASO
Apresentar um caso de uma hérnia lombar inferior espontânea primária em uma mulher de 65 anos que foi inicialmente diagnosticada como um grande lipoma na ultrassonografia. A operação inicial de sutura tecidual biológica foi abandonada em função das altas taxas de recidivas e um reparo de malha aberta foi a cirurgia proposta.
DISCUSSÃO
As hérnias lombares podem ser primárias adquiridas (55%), secundárias adquiridas (25%) ou congênitas (20%). A imagem transversal por TC ou RM parece ser o padrão ouro no diagnóstico, uma vez que a ultrassonografia pode levar a erros de diagnóstico. Estrangulamento, encarceramento e obstrução são complicações reconhecidas, requerendo intervenção cirúrgica imediata. Atualmente, não há diretrizes para manejos cirúrgicos, embora a cirurgia laparoscópica possa dar os melhores resultados. Tendo em vista a escassez de casos publicados, pretende-se adicionar à literatura para levantar o índice de suspeita e promover o tratamento cirúrgico imediato das hérnias lombares.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
Hospital São Lucas - Minas Gerais - Brasil
Autores
Adéblio José da Cunha, Cirênio de Almeida Barbosa, Ronald Soares dos Santos, Weber Chaves Moreira, Thales Alves de Souza, Tuian Santiago Cerqueira, Thaís Oliveira Dupin, Wilson Santana Silva Junior