Dados do Trabalho


TÍTULO

COLANGIOCARCINOMA

INTRODUÇÃO

O colangiocarcinoma representa um tumor raro que acomete a árvore biliar, de localização intra ou extra-hepática. Sua incidência gira em torno de 1 a 2 casos para cada 100.000 habitantes nos Estados Unidos; e aumenta com a idade, sendo o paciente típico entre 50 e 70 anos. Ainda, representa cerca de 3% de todas as doenças malignas gastrointestinais. São tumores altamente letais, visto que sua apresentação clínica se dá normalmente já em fase avançada. A principal manifestação clínica é a icterícia (mais de 90% dos casos), porém outros achados são relatados, como perda ponderal, febre, prurido, fadiga, anorexia e dor abdominal de leve intensidade.

RELATO DE CASO

TPO, 53 anos, feminino, com história de colecistectomia em 2014, apresentou em julho de 2018 dor em hipocôndrio direito de moderada intensidade, associada a náuseas, êmese, icterícia e acolia fecal. Referiu perda ponderal de 12 kg em 5 meses. Negou febre no período. Ao exame físico, apresentava mucosas hipocrômicas ++/+4, ictérica, presença de massa papável em região de hipocôndrio direito próximo à incisão de colecistectomia prévia, dor a palpação local. Foi submetida a exames laboratoriais, quando evidenciou-se níveis de bilirrubinas totais maiores que 19md/dL e realizada CPRM que descreveu formação tecidual associada à acentuada estenose do ducto hepático ao nível do hilo hepático determinando moderada/ acentuada dilatação das vias biliares intra-hepáticas. Diante dos achados nos exames de imagem, foi feito o diagnóstico de neoplasia maligna de vias biliares extra-hepático, provável colangiocarcinoma e optada a ressecção. A paciente foi submetida ao procedimento cirúrgico no dia 20/12/2018 como segue: laparotomia com incisão mediana e, ao inventário da cavidade, foi visualizado massa em região de ducto colédoco em porção media até ducto hepático comum. Realizada ressecção com margem macroscópica de tumor de colédoco, acompanhada de anastomose colédoco proximal-jejunal término-lateral e jejuno-jejunal (em Y de Roux) látero-lateral para topografia de via biliar principal. Foi instalado um dreno de Blake em topografia da anastomose colédoco-jejunal. Paciente foi encaminhada à UTI, após ato cirúrgico.

DISCUSSÃO

O objetivo é reportar um caso de uma paciente com diagnóstico de colangiocarcinoma, submetida a uma cirurgia de ressecção tumoral e anastomose colédoco proximal-jejunal término-lateral e jejuno-jejunal (em Y de Roux) látero-lateral para topografia de via biliar principal, revisando a conduta com a literatura. A ressecção cirúrgica representa uma possibilidade de cura, no entanto mostra resultados satisfatórios nos estágios iniciais e nos tumores distais. Os principais fatores prognósticos são a margem cirúrgica, o grau de invasão vascular e metástases linfonodais. Embora o paciente seja submetido à classificação de Bismuth-Corlette e estadiamento TMN (AJCC), a real ressecabilidade só pode ser determinada no momento da cirurgia.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

HOSPITAL ANA NERY - Bahia - Brasil

Autores

BEANIE CONCEIÇÃO MEDEIROS NUNES, JOHNSON BARRETO FIGUEREDO JUNIOR, BRUNO DA SILVEIRA ALMEIDA, CAROLINA FALCAO LOPES MOURÃO, GABRIEL CARVALHO NASCIMENTO, DIEGO CARVALHO MACIEL, CAIQUE DE SANTANA SANTOS, EDUARDO CASTRO DE OLIVEIRA