Dados do Trabalho


TÍTULO

Colecistectomia Laparoscópica em paciente com Situs Inversus Totalis – relato de caso

INTRODUÇÃO

O situs inversus totalis (SIT) é uma condição de natureza etiológica não conhecida, mas acredita-se estar relacionada à predisposição genética e um gene autossômico recessivo, na qual os órgãos do tórax e do abdômen estão dispostos em uma imagem em espelho do posicionamento normal, sendo-os, normalmente, transpostos pelo plano sagital. Como o sistema nervoso central, em geral, não compartilha da transposição, o exame físico pode ser enganador. Além de influenciar na topografia dos sinais e sintomas, essa inversão anatômica exige atenção especial dos cirurgiões, por influenciar o planejamento de procedimentos invasivos e demandar habilidades operatórias especiais. O objetivo deste relato é apresentar uma breve revisão de literatura sobre o assunto e retratar a experiência da técnica cirúrgica de colecistectomia laparoscópica (CL) em um paciente com SIT.

RELATO DE CASO

Trata-se de paciente RTP, 53 anos, portador de colecistopatia crônica calculosa há 3 anos e SIT, internado no serviço de cirurgia geral do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) para realizar procedimento eletivo de colecistectomia videolaparoscópia (VLP). Como residente de cirurgia geral no final da especialização, o procedimento apresentou desafio cirúrgico, uma vez que a mão não dominante exerce papel fundamental para dissecção e apresentação das estruturas do triângulo de Calot e, frequentemente, a contra-tração, realizada com a mão dominante, era ineficaz, aumentando o tempo cirúrgico. Portanto, após essa experiência ficou notória a importância da prática e independência das mãos na cirurgia VLP.

DISCUSSÃO

O SIT é uma rara alteração com incidência variando de 0,002% a 1%; afeta todas as principais estruturas do torso, entretanto, na maioria das vezes essa transposição não leva a problemas funcionais, sendo o risco desse paciente apresentar qualquer enfermidade similar ao de indivíduos normais. Conhecer o diagnóstico previamente desses pacientes, preferencialmente por tomografia computadorizada, influencia o planejamento e ajuda na orientação adequada das estruturas abdominais, levando a menos complicações intraoperatórias. A mudança na posição dos órgãos intra-abdominais gera mudanças também na técnica operatória, forçando o cirurgião a abandonar os padrões atualmente utilizados. No caso relatado da CL em um paciente com SIT, o cirurgião principal e o primeiro assistente são posicionados à direita enquanto o segundo assistente e o monitor estavam à esquerda, sendo os trocartes também colocados de forma espelhada do habitual. A dissecção do triângulo de Calot, nesses casos, é um dos maiores problemas para cirurgiões destros e para superá-lo e várias modificações alternativas foram propostas, como retração da bolsa de Hartmann pelo primeiro assistente ou o posicionamento do cirurgião em pé entre os dois membros inferiores abduzidos do paciente. Assim, o cirurgião assistente com simples mudanças na técnica habitual consegue realizar o procedimento de forma mais ergonômica.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Hospital Regional da Asa Norte - Distrito Federal - Brasil

Autores

Luís Feliphe Salles Cavalcante , Mayara Maranhão Jorge, Carolina Martins Vissoci, Mariana Oliveira Santana, Lívia Zaiden Carvalho Martins de Sa, Victor Mateus Xavier de Santana