Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO ENDOVASCULAR DE SINDROME DA VEIA CAVA SUPERIOR DE ORIGEM BENIGNA: UM RELATO DE CASO.

INTRODUÇÃO

Usualmente a síndrome da veia cava superior (SVCS) tem sido associada à etiologias malignas, todavia o aumento de procedimentos endovenosos como cateteres venosos centrais e cardio-desfibriladores tem feito crescer o percentual de casos de etiologia benigna, correspondendo a 40% do total de casos atualmente envolvendo a SVCS. Anatomicamente, a veia cava superior (VCS) é formada pela união das duas veias inominadas, direita e esquerda, localizada no mediastino médio, à direita da artéria aorta e anteriormente à traqueia. Os sinais compreendem a dilatação das veias do pescoço, edema dos membro superiores ou cianose e a obstrução pode ser causada por compressão extrínseca, trombose, tumor, doenças intra-atriais ou intraluminais. Dessa maneira, os tratamentos endovasculares tem sido cada vez mais uma opção segura e eficaz de tratamento.

RELATO DE CASO

Paciente M.L.C.S. , 45 anos, sexo feminino, portadora da SVCS de origem benigna, não tabagista, hipertensa, insuficiência renal crônica, com acessos vasculares prévios. Admitida na Emergência com queixa de edema nos membros superiores, pressão na cabeça e rubor da face. Informou a piora dos sintomas quando deitava ou realizava movimentos de baixar a cabeça. Solicita-se angioressonância e o exame mostrou a extensa trombose do tronco braquiocefálico direito assim como na veia subclávia direita, com obstrução da VCS. Realizou-se o tratamento endovascular, angioplastia venosa, para a colocação do stent. Abordagem da veia braquial direita, passagem de fio guia hidrofílico pela zona obstruída. Na flebografia do intra-operatório foi observada a re-canalização completa tanto do tronco braquiocefálico direito quanto da VCS. Após 36 horas de pós cirúrgico a paciente recebeu alta hospitalar e já que relatava um alívio significativo dos sintomas. Manteve-se anticoagulada e encontra-se em acompanhamento há 6 meses.

DISCUSSÃO

As opções de tratamento hoje disponíveis incluem a angioplastia transluminal percutânea, a trombólise farmacológica/mecânica ou ainda os stents metálicos, sendo a angioplastia e o stent os que demostram na literautra as melhores taxas de sucesso no pós cirúrgico. Dessa maneira, o tratamento endovascular nos casos de (SVCS) mostrou-se uma excelente alternativa, podendo ajudar na promoção da melhoria dos sintomas e no restauro do retorno venoso mais rapidamente, garantindo assim um tempo de internação menor para o paciente, bem como uma melhor recuperação.

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

Hospital Nossa Senhora das Graças - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Gllória de Carvalho Palma, Victor Hugo Costa Palma, Daniel Machado Pereira, Guilherme Coelho da Silva, Matheus Jara Reis