Dados do Trabalho
TÍTULO
LUMA - LAPAROENDOSCOPIA TRANSUMBILICAL MINIASSISTIDA, UMA NOVA ALTERNATIVA EM CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA. ANALISE DE 20 CASOS DE COLECISTECTOMIA.
OBJETIVO
Objetivos: Apresentar uma nova abordagem cirúrgica para realização de procedimentos minimamente invasivos e a experiência preliminar com o método na colecistectomia.O papel da videolaparoscopia na era moderna da cirurgia encontra-se bem estabelecido. Com a perspectiva de ser possível melhorar a já privilegiada situação atual, novas alternativas têm sido propostas, como a cirurgia endoscópica transluminal por orifícios naturais (NOTES), o método por acesso único transumbilical (LESS), a minilaparoscopia (MINI) e a tecnologia robótica.
MÉTODO
A técnica proposta pelos autores, laparoendoscopia transumbilical miniassistida (LUMA), utiliza-se de óptica com canal de trabalho como o endoscópio flexível do NOTES, executam-se os tempos operatórios principais pelo trocarte umbilical, como no LESS, e é assistido por pinça de MINI.
RESULTADOS
Foram analisados o tempo operatório, complicações per e pós-operatorias e conversão para outras vias de acesso em 20 colecistectomias LUMA.
CONCLUSÕES
Esta nova técnica combina e resulta da racionalização de particularidades técnicas e do sinergismo das três abordagens de invasividade
mínima clássicas, buscando agregar suas vantagens e minimizar as suas desvantagens
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
Hospital Madre Tereza - Minas Gerais - Brasil
Autores
Geraldo Jose Souza Lima, Gustavo Munayer Abras, Lucas Alceu Ribeiro Lopes, Luciano Ornelas Chaves Filho, Luiz Felipe Pimenta Nogeira Souza Lima, Guilherme Stival Candido, Thiago Augustus Blasco Silva, Leonardo Vilas Freire Godoy