Dados do Trabalho


TÍTULO

AS BARREIRAS DO SANGUE DOURADO

OBJETIVO

Reações transfusionais hemolíticas são qualquer efeito indesejável que ocorre após a transfusão sanguínea em decorrência da incompatibilidade da amostra de sangue infundida no paciente. O presente estudo tem por objetivo a identificação das dificuldades transfusionais de tipos raros sanguíneos, assim como seus benefícios.

MÉTODO

Foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Todas as análises foram baseadas em estudos publicados, identificados em uma série de bancos de dados médicos, bibliográficos e cooperativos, incluindo SciELO, MEDLINE, PubMed e Google Scholar.

RESULTADOS

A especificidade do sangue é dada, principalmente, pelos genes ABO, RHD e RHCE que determinam a presença ou ausência de antígenos associados à membrana eritrocitária. Isso garante diversos tipos sanguíneos e suas respectivas zonas de compatibilidade.
Algumas variáveis sanguíneas são extremamente raras, dificultando o acesso emergencial a amostras em estoques. Em contrapartida, alguns desses fenótipos possuem alto potencial de doação devido a reduzida presença, ou ausência, de antígenos eritrocitários, diminuindo as chances de uma resposta imunológica junto aos anticorpos. É o caso do Rh nulo, um tipo sanguíneo considerado o verdadeiro doador "universal" devido a sua total exiguidade em proteínas Rh na membrana dos glóbulos vermelhos.
O fenótipo Rh nulo é uma condição hereditária que pode surgir em duas condições fenotípicas, sendo uma a ausência de todos os antígenos (Rh nulo) e outra por expressão suprimida (Rh mod). Em ambas há manifestação de uma anemia hemolítica de gravidade variável.
Portadores de sorologias raras representam grande interesse médico por seu potencial terapêutico, porém esses indivíduos sofrem consequências por sua característica especial. O principal problema enfrentado é a escassez de concentrado de hemácias congeladas em emergências médicas e a dificuldade em se encontrar hemocomponentes compatíveis para o teste sorológico. Dessa forma, foi criado o Painel internacional de Doadores de Sangue Raro, um banco composto por tipos sanguíneos raros de todo o mundo, os quais são armazenados em grandes bancos de sangue em vários países, responsáveis ainda pelo auxílio a países em desenvolvimento do programa de hemoterapia.

CONCLUSÕES

Há tipos sanguíneos raros que possuem alto poder terapêutico, porém como seus portadores necessitam exclusivamente do seu próprio tipo sanguíneo quando necessário para serem transfundidos e seus estoques são muito limitados, é preferível que utilize-se outros métodos de tratamento. Reservam-se as amostras existentes para as emergências de seus próprios portadores consanguíneos.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

UNICEPLAC - Distrito Federal - Brasil

Autores

Kamila Catta Preta Carneiro de Sousa, Ana Carolina de Araujo Sousa Sisnando, Ana Luiza Antony Gomes de matos da Costa e Silva, Gabriela Pereira Strini, João Gabriel da Silva Lourenço