Dados do Trabalho


TÍTULO

USO DOS RETALHOS FRONTAL E NASOGENIANO NA RECONSTRUÇAO COMPLEXA DE NARIZ E LABIO SUPERIOR: RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA

INTRODUÇÃO

O retalho interpolado do sulco nasogeniano (RISN) é retalho essencial em reconstrução nasal. A pele da área doadora (bochecha medial) é muito semelhante à da asa nasal. Suas principais indicações são defeitos extensos e profundos da asa nasal e, menos frequentemente, pequenos defeitos da porção inferior da ponta nasal e columela. Treinamento adequado, boa técnica cirúrgica e planejamento cauteloso são necessários para atingir ótimos resultados. Além disso, o retalho frontal é adequado por diversos fatores, como sua segurança, quantidade de pele obtida, e semelhança de cor, textura e espessura cutâneas. A expansão prévia desse retalho permite superar sua maior limitação, o comprimento, disponibilizando material suficiente para confecção de columela longa, asas da narina e cobertura de grandes defeitos.

RELATO DE CASO

Paciente de 60 anos, com quadro de carcinoma basocelular comprometendo a região da asa nasal esquerda e lábio superior foi submetida a ressecção ampla e biópsia de congelação que revelou limites cirúrgicos livres de lesão. Foi confeccionado um retalho frontal baseado na artéria supra troclear direita com sua ponta dobrada sobre si mesmo para a reconstrução do forro e da asa nasal. Na mesma ocasião confeccionamos um retalho nasogeniano de avanço em VY e pedículo randomizado. No segundo tempo cirúrgico, realizado um mês após, foi seccionado o pedículo do retalho frontal, e refinada a asa nasal. O retalho frontal tem seu pedículo baseado na artéria supratroclear, ramo da artéria oftálmica, que tem seu trajeto a cerca de 1,5cm da cauda interna da sobrancelha, devendo ser desenhado o seu pedículo na região glabelar, de forma que o vaso esteja no centro do pedículo. Quando pretendemos realizar o retalho com a ponta dobrada, deixamos-a o mais fina possível para que não haja acúmulo de tecido no introito nasal, local onde será realizada a sutura.

DISCUSSÃO

O relato tem o intuito de demonstrar a versatilidade dos retalhos frontais e nasogenianos nas reconstruções da face, podendo ser utilizada na reconstrução de estruturas especificas como lábio superior, nariz e forro nasal. Neste caso mostramos a utilização desses retalhos em paciente portadora de carcinoma basocelular na face. É uma técnica de complexa execução, porém a melhor escolha do ponto de vista estético e funcional.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraíba - Brasil

Autores

ESTEPHANYE VASCONCELOS NUNES DE FARIAS, JOÃO SARAIVA LINS NETO, FLAVIANA RIBEIRO COUTINHO DE MENDOÇA FURTADO, GABRIELA TRIGUEIRO LOPES RAMALHO, MARIA EDUARDA SERAFIM CRISPIM, PEDRO HENRIQUE CARNEIRO DA CUNHA FLORÊNCIO, ANTÔNIO DE ARACOELI LOPES RAMALHO, LIZANDRA ALVES DE ALMEIDA SILVA