Dados do Trabalho
TÍTULO
HEMANGIOMA CAVERNOSO COM COMPRESSAO DO NERVO OPTICO: UM RELATO DE CASO.
INTRODUÇÃO
Os hemangiomas cavernosos são os tumores intraorbitais mais comuns do adulto. Geralmente acomete mais as mulheres de meia idade, com localização unilateral e intraconal. Normalmente é único, de crescimento lento e progressivo, e, apesar de ser histológico benigno, pode invadir as estruturas adjacentes apresentando sintomas oftalmológicos relacionados ao efeito da massa da lesão, como exoftalmia e compressão do nervo óptico, com comprometimento da função visual. Por tanto, pode ser considerado anatomicamente ou posicionalmente, um tumor maligno. Este trabalho relata um caso de hemangioma cavernoso em paciente feminina na 5ª década de vida, ressaltando a importância dos sintomas para determinação da conduta.
RELATO DE CASO
Paciente feminina, 53 anos, com queixa de redução de acuidade visual e proptose progressiva em olho esquerdo há 3 anos, sem antecedentes oftalmológicos. Ao exame oftalmológico, apresentou acuidade visual corrigida de 1,0 em olho direito (OD) e 0,8 em olho esquerdo (OE), motilidade ocular sem restrições. À inspecão, observa-se proptose importante de OE com exoftalmometria de 24 mm em OE e de 16 mm em OD. Biomicroscopia apresentando proptose moderada em olho esquerdo e olho direito sem alterações. Fundoscopia revelando edema de papila e tortuosidade vascular em olho esquerdo e olho direito sem alterações. Foi realizado uma tomografia, evidenciando lesão sólida intraconal e retro-orbitária, com hipótese de Meningioma ou Glioma. A paciente optou por aguardar sem intervenções e retornou após 2 anos com a piora do quadro. Nesse momento, a acuidade visual em OE era de movimento de mãos e havia comprometimento de nervo óptico esquerdo. Foi solicitado uma ressonância magnética de órbita, que evidenciou lesão sólida retrobulbar e intraconal, sugerindo hemangioma cavernoso. Foi indicado reconstrução de cavidade orbitaria com provável acesso ao tumor com fratura de órbita. Ao analisar as imagens, foi optado por realizar acesso transconjuntival temporal e superior, com dissecção e ressecção do tumor em bloco, sem necessidade de osteotomia. No primeiro pós operatório a paciente já apresentou melhora da proptose e melhora gradual de acuidade visual com acompanhamento mensal.
DISCUSSÃO
O Hemangioma Cavernoso pode precisar de remoção cirúrgica se causar comprometimento da função visual pelo efeito de massa e compressão do nervo óptico. A via de acesso depende da posição e do tamanho da lesão em relação ao nervo óptico. A excisão completa é geralmente possível e a morbidade cirúrgica é baixa. Neste caso, foi realizado a reconstrução da cavidade orbitaria com exérese do tumor. A função visual e o resultado estético são os principais parâmetros para avaliar o resultado clínico.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
Universidade Católica de Brasília - Distrito Federal - Brasil
Autores
Camille Souza Carvalho, Igor Diego Carrijo dos Santos, Laís Ribeiro Vieira, Kétuny da Silva Oliveira, Yara Aguiar Serafim, Vanessa Mahamed Rassi, Mozart Borges Paula, Carlos Gustavo Romeiro Santiago Cavalcante