Dados do Trabalho


TÍTULO

COMPARAÇAO ENTRE A GASTRECTOMIA TOTAL LAPAROSCOPICA E LAPAROTOMICA PARA O CANCER GASTRICO: UMA REVISAO DE LITERATURA

OBJETIVO

O avanço da cirurgia laparoscópica era bastante difícil até a década de 90, visto que é baseada em técnicas relativamente difíceis e que necessita de um arsenal tecnológico bastante avançado, o que causou certa resistência entre os cirurgiões da época.
Diante disso, a história da gastrectomia via laparoscópica apenas começou quando Goh tomou a iniciativa e realizou em um paciente de 76 anos com história de úlcera gástrica, tendo como resultado uma perda insignificante de sangue, pouco tempo de cirurgia e uma rápida evolução e alta do paciente.
Portanto, ao analisar tais informações, percebe se que tal procedimento possui um tempo relativamente pequeno de uso, tornando necessário este estudo para comparar os resultados entre a laparoscopia e a laparotomia.

MÉTODO

O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica. As fontes utilizadas foram artigos científicos sobre a temática explorada encontrados nas bases de dados Scielo e Pubmed. Foram utilizados 2 artigos nacionais e 3 internacionais, disponíveis online em texto completo. Os seguintes descritores foram aplicados: gastrectomia, laparoscopia, laparotomia, cirurgia aberta. Para a seleção de fontes, foram incluídas as bibliografias que abordassem diretamente a temática do trabalho. Então, a leitura exploratória de todo o material foi feita e seguiu-se para a análise e discussão dos resultados.

RESULTADOS

Não houve grandes diferenças de gênero, na incidência de operações eletivas e de urgência e na necessidade de hemotransfusão nas primeiras 48 horas. No que diz respeito aos achados anatomopatológicos não houve grandes diferenças quanto ao estadiamento, classificação de Bormann, grau de diferenciação celular, comprometimento das margens e classificação de Lauren. Além disso o pós-operatório demonstrou resultados parecidos para ambos os métodos. As maiores diferenças foram encontrados em relação ao tempo de cirurgia, que teve uma média de 255,5 minutos na laparotômica e de 216,3 minutos na videolaparoscópica.Por outro lado, o número de linfonodos dissecados obteve uma média maior na laparotômica (35,1) em comparação com a videolaparoscópica (29,1).As reintroduções das dietas oral e enteral obtiveram médias de dias menores para a videolaparoscópica (2,3 e 1,58 respectivamente) em comparação com a laparotômica (3,9 e 2,4 respectivamente). Por fim, o tempo de internação na videolaparoscópica (5,8 dias) foi consideravelmente menor que na laparotômica (7,36 dias).

CONCLUSÕES

A gastrectomia total realizada pelo método laparoscópico apresenta os mesmos benefícios já conhecidos da cirurgia laparotômica e ainda apresenta as diversas vantagens já conhecidas do método cirúrgico minimamente invasivo. Ela apresentou menor tempo de duração da cirurgia, menor tempo para a re-introdução das dietas oral e enteral e tempo de alta menor em relação ao método laparotômico, mantendo as complicações pós-operatórias em nível semelhante.

Área

ESTÔMAGO E DUODENO

Instituições

Unifor - Ceará - Brasil

Autores

Breno Bezerra Bluhm, Armando Nicodemos Lucena Felinto, Caio Holanda Araújo, Marco Antônio de Lucena Furtado, Thiago Maciel Valente, Tiago Farias Batista, Victor Fernandes Távora Vieira Costa, Vicente Mateus de Vasconcelos Martins Frota