Dados do Trabalho
TÍTULO
OBSTRUÇAO INTESTINAL POR SARCOMA GRANULOCITICO EM INTESTINO DELGADO DE PACIENTE IDOSA: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O Sarcoma Granulocítico, também conhecido como Cloroma ou Sarcoma Mieloide é uma rara neoplasia sólida de tecidos extramedulares composta por células imaturas da série mieloide. Manifesta-se, mais comumente, na pele e linfonodos, sendo incomum no trato gastrointestinal, no qual ocorre apenas em 6,5% dos casos. Pode se manifestar por meio de queixas inespecíficas até quadros de obstrução intestinal, como no caso relatado. Ocorre com maior frequência em adultos jovens e salienta-se, assim, a apresentação rara do caso em discussão, no qual a patologia afeta o intestino delgado de paciente idosa.
RELATO DE CASO
Paciente feminina, 62 anos de idade, deu entrada com dor abdominal em quadrantes superiores, icterícia 2+/4+ e vômitos biliosos. À admissão, leucocitose (14.550), bilirrubina total: 5, com predomínio de bilirrubina direta e amilase: 900. Apresentou melhora com dieta zero, hidratação, analgesia e passagem de sonda nasogástrica, permanecendo anictérica por 3 dias. A colangioressonância evidenciou lesão infiltrativa em segunda e terceira porções duodenais, dilatação de vias biliares intra e extra-hepáticas, e linfonodos locais. A endoscopia com biópsia evidenciou lesão infiltrante subestenosante em segunda porção duodenal. Paciente, após 3 dias, evoluiu com sinais de abdome agudo obstrutivo e icterícia, sendo submetida à laparotomia. Notou-se um tumor infiltrativo da segunda porção duodenal até o ângulo de Treitz com obstrução total da luz intestinal, linfonodos retroperitoneais, dilatação de vias biliares e diversas lesões tumorais intestinais até o íleo. Realizada anastomose biliodigestiva com íleo e gastroenteroanastomose com alça eferente do íleo. A imunohistoquímica revelou neoplasia com diferenciação mieloide de alto índice proliferativo. Após recuperação em unidade de terapia intensiva e, posteriormente, cuidados pós-operatórios em enfermaria, recebeu alta hospitalar com acompanhamento da hematologia e oncologia clínica para seguimento propedêutico e terapêutico.
DISCUSSÃO
O Sarcoma Granulotício é uma rara neoplasia que coexiste ou pode ser precursora da Leucemia Mieloide Aguda (LMA) em 2 a 9% dos casos, sendo que desses, 6,5% ocorrem no trato gastrointestinal, ou mais incomumente, pode se manifestar em paciente sem desordens mieloproliferativas. É relatado em todas as faixas etárias, sendo mais frequente em adultos jovens, ao contrário do caso exposto, que foi diagnosticado em paciente idosa. O diagnóstico é feito através da imuno-histoquímica em que se observa infiltração difusa de células mieloides, além da identificação de marcadores específicos, como a mieloperioxidase, também positiva no caso relatado. A ausência da suspeita clínica de LMA torna o diagnóstico difícil e a presença do sarcoma granulocítico define um prognóstico reservado. Embora seja um desafio diagnóstico, devido à baixíssima frequência de apresentação, é necessário conhecimento da afecção visando diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CUIABÁ - Mato Grosso - Brasil
Autores
CAMYLA LEMOS BUDIB, RAISSA DO CARMO OLIVEIRA, BIANCA FARIA OLIVEIRA, KAUE ESCOBAR DE CARVALHO, AGUIAR FARINA , JOÃO LEÃO PINHO NETO