Dados do Trabalho


TÍTULO

CURSO DE IMERSAO EM TECNICA OPERATORIA (CITO): APROXIMAÇAO DE MONITORES DISCENTES A AREA CIRURGICA

OBJETIVO

Relatar o funcionamento do CITO, bem como a experiência de monitores discentes envolvidos no curso.

MÉTODO

O Curso de Imersão em Técnica Operatória (CITO) possibilita aos participantes a obtenção do conhecimento, bem como o desenvolvimento de habilidades referentes ao cotidiano cirúrgico. Ele ocorre em dois dias, sendo que: no primeiro momento, há uma conferência de abertura do evento, em que um docente da área aborda a história da cirurgia ao longo dos últimos séculos, seguida de bancadas expositivas sobre paramentação, lavagem cirúrgica das mãos e preparo do paciente. Nessas bancadas, é possível observar e aprender sobre as áreas do centro cirúrgico, colocação de vestimentas adequadas pelos profissionais de saúde, utilização de luvas estéreis, entre outros. Após apresentação inicial do conteúdo teórico, os participantes praticam sobre os temas determinados, assessorados por monitores e docentes especialistas. Na segunda parte, os discentes são divididos em estações teórico-prática sobre os temas: nós e suturas, instrumentação, acesso central e periférico, punção arterial e intubação orotraqueal. Inicialmente, é dada uma base teórica do assunto, seguida por uma demonstração da parte prática com posterior acompanhamento da realização procedimental do aluno.
Para que os monitores possam realizar essas tarefas, ocorre, previamente ao curso, quatro encontros presenciais para capacitação desses. O docente ministra uma aula teórica sobre os assuntos abordados, enquanto um monitor mais experiente realiza a parte prática, sob tutela do mesmo professor que ministrou a aula. Dessa forma, os monitores treinam em conjunto todos os conteúdos, compreendendo desde os princípios básicos do centro cirúrgico até a realização de pequenos procedimentos.

RESULTADOS

Ao tornarem-se também responsáveis pela transmissão de saberes, os monitores discentes, durante o treinamento das bancadas, adquirem habilidades teórico-práticas. Essas habilidades, por sua vez, proporcionam um desenvolvimento intelectual individual destes monitores, além de otimizar o método de ensino-aprendizagem proposto pelo curso.

CONCLUSÕES

A experiência monitorial em relação a temas relevantes do cotidiano médico trata-se de uma metodologia que visa otimizar o processo de ensino-aprendizagem. O olhar sistemático do monitor sobre os procedimentos, de modo que as técnicas sejam passadas adequadamente aos alunos, gera um ambiente em que habilidades práticas inerentes da área possam ser realizadas de maneira eficiente. Dessa maneira, esse cenário criado no CITO, simula, de fato, um ambiente cirúrgico, tornando possível uma aproximação, sobretudo, entre o monitor discente e a área cirúrgica.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Espírito Santo - Brasil

Autores

Wlamir Batista Ribeiro, Luiz Ricardo Cerqueira Freitas Junior, Rafael Carneiro Lélis, João Victor Almeida Santos, Diego Sampaio Duque Vitório, Maria Suzana Vasconcelos de Araújo Silva